A gamificação na educação: uma análise da cultura tecnológica como estratégia de ensino

Angeli, Wester Bruno Chagas (2023)

tcc

RESUMO: Os estudos realizados sobre a gamificação resultam em uma abordagem lúdica, criativa e integradora aliada aos conhecimentos implementados pelos educadores, proporcionando uma melhor experiência dos alunos e engajamento interacional durante as atividades. Todos os resultados obtidos foram análises de pesquisas exploratórias, os quais buscavam a compreensão do game como facilitador na aprendizagem. Para melhor entendimento do assunto o objetivo do presente estudo é entender quais são as estratégias da gamificação dentro do âmbito da educação e como a ferramenta pode ser utilizada. Nesse sentido, a pesquisa retrata uma abordagem de revisão bibliográfica, utilizando as ferramentas digitais, como as plataformas acadêmicas para o apoio e construção dessa análise. Diante a decorrência desse estudo, é viável descrever que a interdisciplinaridade com a gamificação e as matérias padronizadas escolares torna-se uma construção de saberes, pois os dois campos podem contribuir na formação de conhecimentos, na aprendizagem e melhor experiência educacional.

ABSTRACT: Studies carried out on gamification result in a playful, creative and integrated approach, combined with the knowledge implemented by educators, providing a better student experience and interactional engagement during activities. All the results obtained were analyzes of exploratory research, which sought to understand the game as a facilitator in learning. For a better understanding of the subject, the objective of this study is to understand what are the gamification strategies within the scope of education and how the tool can be used. In this sense, the research portrays a bibliographic review approach, using digital tools, such as academic platforms to support and build this analysis. Given the result of this study, it is feasible to describe that interdisciplinarity with gamification and standardized school subjects becomes a construction of knowledge, as the two fields can contribute to the formation of knowledge, learning and a better educational experience.


Collections: