Ensino e prática da argumentação em comentário on-line: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II.

Entringer, Ângela Almeida Nascimento (2018)

dissertação_mestrado

RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. Nesse contexto, está inserido o objetivo geral desta pesquisa que é analisar a argumentação presente em comentários on-line, produzidos por alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Serra/ES, com o intuito de elaborar uma proposta de ensino, por meio da utilização do gênero comentário on-line, para ampliar a capacidade argumentativa dos alunos em situação de interação. Esta pesquisa se caracteriza como intervenção pedagógica de base qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o questionário, a entrevista, a observação participante e a produção de texto diagnóstico. O trabalho fundamenta-se teoricamente em uma abordagem sociodiscursiva e na concepção de ensino-aprendizagem do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999). Ademais, estão presentes os conceitos de língua, linguagem e texto apresentados por esse autor e também pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998) em diálogo com os conceitos bakhtinianos de língua, linguagem e interação. Quanto à concepção teórica da argumentação, apoia-se nos estudos da Nova Retórica de Perelman e OlbrechtsTyteca (2005), e na assimilação pragmática apresentada por Fiorin (2015). Em relação aos gêneros virtuais, aos gêneros comentário e comentário on-line são utilizados respectivamente os estudos de Marcuschi (2008, 2010, 2017), Köche (2010) e Sal Paz (2013, 2016). A partir da análise dos textos diagnósticos, e diante da necessidade de uma intervenção pedagógica, foi elaborada e aplicada uma proposta de sequência didática, de acordo com as orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), visando a um ensino sistemático das bases da argumentação e de recursos linguísticos em meio à produção textual do gênero comentário on-line, em blog criado para a pesquisa. Após aplicação da proposta de intervenção, os alunos, ao fundamentar uma tomada de posição, apresentaram produções textuais mais organizadas, com argumentação mais coerente e consistente

ABSTRACT: Developing students' ability to read and write critically so as to prepare them to position themselves in a social context, with good argumentation, are some of the challenges of he Portuguese teaching practice. In this context, the general objective of this research was to analyze the arguments presented in online comments, produced by students of the final series of elementary school in a municipal school of Serra / ES, in order to expand their capacity for argumentation through personal interaction. This research was characterized as a pedagogical intervention in a qualitative base, of exploratory and descriptive natureas well. Questionnaires, interviews, participative observation and the production of a diagnostic text were used as means of data collection. The work is theoretically based on a sociodiscursive approach and on the teaching-learning conception of Sociodiscursive Interaccionism of Bronckart (1999). In addition, the concepts of language and text presented by this author and also by the National Curricular Parameters (NCPs) are presented in a dialogue with the Bakhtinian concepts of language, interaction and dialogism. As for the theoretical conception of argumentation, it is based on the studies of the New Rhetoric of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), and on the pragmatic assimilation presented by Fiorin (2015). In relation to the virtual genres, the reviews and online commentary genres the studies of Marcuschi (2008, 2010, 2017), Köche (2010) and Sal Paz (2013, 2016) are respectively used. From the analysis of the diagnostic texts and the necessity of a pedagogical intervention, a proposal of a didactic sequence was elaborated and applied, according to the guidelines of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), aiming at a systematic teaching of the basis of the argumentation and linguistic resources in the midst of the textual production of the online comment genre and a blog created for research. After the application of the intervention proposal, the students, as they were able to take a position on the subject, presented more elaborated text productions, with more consistent and coferent argumentation.