dc.contributor.advisor | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | |
dc.contributor.author | Tavares, Ana Paula Cardoso dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T18:05:37Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T18:05:37Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Ana Paula Cardoso dos Santos. O uso da linguagem sincrética no ensino de produção de crônicas narrativas nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000012/0000129A.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/501 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O baixo desempenho dos alunos em atividades que envolvem a produção textual
escrita tem despertado muitas reflexões sobre como se dá o desenvolvimento desse
processo na sala de aula. Em conformidade com essas reflexões, este trabalho de
Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, intitulado “O uso da linguagem
sincrética no ensino de produção de crônicas narrativas nos anos finais do Ensino
Fundamental”, relata como se desenvolveu a aplicação de uma proposta de sequência
didática em duas turmas do 8º ano em uma escola da rede pública municipal no
município de Vila Velha, Espírito Santo. A finalidade deste trabalho é apresentar uma
proposta metodológica que auxilie o professor no ensino de produção de crônicas
narrativas, a partir da leitura e compreensão de textos de linguagem sincrética,
buscando amenizar as dificuldades que envolvem a produção do gênero. Nesta
pesquisa, de abordagem qualitativa, com procedimentos característicos de
observação participante, foi analisada a produção de crônicas narrativas de 42 alunos,
desenvolvidas a partir da proposta de sequência didática sugerida por Dolz, Noverraz
e Schneuwly (2004) que orientam as atividades em quatro etapas: apresentação da
situação, produção inicial, módulos e produção final. Para fundamentar tais reflexões
acerca da linguagem sincrética, produção textual e sequência didática, recorreu-se
aos estudos de Ana Claudia de Oliveira, Lucia Teixeira e José Luiz Fiorin (2009),
Roland Barthes (2012), Luiz Antônio Marcuschi (2008), Luis Carlos Travaglia (2015) e
Ingedore Villaça Kock (2015 e 2016), Umberto Eco (2004), entre outros. Os resultados
comprovaram que os objetivos foram alcançados, visto que foi possível constatar os
avanços demostrados nas produções de crônicas narrativas dos alunos, a partir da
comparação entre os textos da produção inicial e da produção final. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The low performance of students in activities involving written textual production has
aroused many reflections about how this process unfolds in the classroom. According
to these reflections, this work of the Professional Master in Literature - PROFLETRAS,
entitled "The use of syncretic language in the teaching of narrative chronicles in the
final years of Elementary School", reports how the application of a didactic sequence
proposal was developed in two groups of the 8th grade in a municipal public school in
the municipality of Vila Velha, Espírito Santo. The purpose of this work is to present a
methodological proposal that helps the teacher in the production of narrative
chronicles, from the reading and comprehension of texts of syncretic language,
seeking to alleviate the difficulties that involve the production of the genre. In this
qualitative research, with characteristic procedures of participant observation, the
production of narrative chronicles of 42 students, developed from the didactic
sequence proposal suggested by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), which orient
the activities in four stages: presentation of the situation, initial production, modules
and final production. In order to base such reflections on syncretic language, textual
production and didactic sequence, we used the studies of Ana Claudia de Oliveira,
Lucia Teixeira and José Luiz Fiorin (2009), Roland Barthes (2012), Luiz Antônio
Marcuschi (2008), Luis Carlos Travaglia (2015) and Ingedore Villaça Kock (2015 and
2016), Umberto Eco (2004), among others. The results showed that the objectives
were achieved, since it was possible to verify the advances demonstrated in the
productions of chronic narratives of the students, from the comparison between the
texts of the initial production and the final production. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | pt_BR |
dc.format.extent | 142 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem sincrética | pt_BR |
dc.subject | Produção de crônicas | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | O uso da linguagem sincrética no ensino de produção de crônicas narrativas nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8975944453123965 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.member | Moraes, Fabiano de Oliveira | |
dc.contributor.member | Costa, Ilione Augusta da | |
dc.contributor.member | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | |
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