O uso da linguagem sincrética no ensino de produção de crônicas narrativas nos anos finais do ensino fundamental
dissertação_mestrado
RESUMO: O baixo desempenho dos alunos em atividades que envolvem a produção textual escrita tem despertado muitas reflexões sobre como se dá o desenvolvimento desse processo na sala de aula. Em conformidade com essas reflexões, este trabalho de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, intitulado “O uso da linguagem sincrética no ensino de produção de crônicas narrativas nos anos finais do Ensino Fundamental”, relata como se desenvolveu a aplicação de uma proposta de sequência didática em duas turmas do 8º ano em uma escola da rede pública municipal no município de Vila Velha, Espírito Santo. A finalidade deste trabalho é apresentar uma proposta metodológica que auxilie o professor no ensino de produção de crônicas narrativas, a partir da leitura e compreensão de textos de linguagem sincrética, buscando amenizar as dificuldades que envolvem a produção do gênero. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, com procedimentos característicos de observação participante, foi analisada a produção de crônicas narrativas de 42 alunos, desenvolvidas a partir da proposta de sequência didática sugerida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que orientam as atividades em quatro etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Para fundamentar tais reflexões acerca da linguagem sincrética, produção textual e sequência didática, recorreu-se aos estudos de Ana Claudia de Oliveira, Lucia Teixeira e José Luiz Fiorin (2009), Roland Barthes (2012), Luiz Antônio Marcuschi (2008), Luis Carlos Travaglia (2015) e Ingedore Villaça Kock (2015 e 2016), Umberto Eco (2004), entre outros. Os resultados comprovaram que os objetivos foram alcançados, visto que foi possível constatar os avanços demostrados nas produções de crônicas narrativas dos alunos, a partir da comparação entre os textos da produção inicial e da produção final.
ABSTRACT: The low performance of students in activities involving written textual production has aroused many reflections about how this process unfolds in the classroom. According to these reflections, this work of the Professional Master in Literature - PROFLETRAS, entitled "The use of syncretic language in the teaching of narrative chronicles in the final years of Elementary School", reports how the application of a didactic sequence proposal was developed in two groups of the 8th grade in a municipal public school in the municipality of Vila Velha, Espírito Santo. The purpose of this work is to present a methodological proposal that helps the teacher in the production of narrative chronicles, from the reading and comprehension of texts of syncretic language, seeking to alleviate the difficulties that involve the production of the genre. In this qualitative research, with characteristic procedures of participant observation, the production of narrative chronicles of 42 students, developed from the didactic sequence proposal suggested by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), which orient the activities in four stages: presentation of the situation, initial production, modules and final production. In order to base such reflections on syncretic language, textual production and didactic sequence, we used the studies of Ana Claudia de Oliveira, Lucia Teixeira and José Luiz Fiorin (2009), Roland Barthes (2012), Luiz Antônio Marcuschi (2008), Luis Carlos Travaglia (2015) and Ingedore Villaça Kock (2015 and 2016), Umberto Eco (2004), among others. The results showed that the objectives were achieved, since it was possible to verify the advances demonstrated in the productions of chronic narratives of the students, from the comparison between the texts of the initial production and the final production.
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