Metodologias e Práticas de Afabetização e Letramento: uma proposta baseada em Emília Ferreiro
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A alfabetização tem sido um grande desafio desde a educação tradicional até os dias atuais, sendo assim, esta pesquisa tem o principal propósito analisar e identificar práticas pedagógicas que facilitem a compreensão da linguagem oral e escrita. O estudo se fundamenta na proposição de práticas de ensino de acordo com a orientação de autores históricos e pesquisas bibliográficas da Pedagogia, com foco no processo de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica utilizada se apoia na análise do tema e na revisão bibliográfica sistemática, destacando os principais estudos baseados na visão da autora Emília Ferreiro. No decorrer deste estudo, foi proposto uma prática pedagógica baseada nas contribuições de Ferreiro, visando auxiliar o desenvolvimento do ensino e aprendizagem levando em consideração as especificidades de cada sujeito. As práticas pedagógicas analisadas na revisão bibliográfica mostraram-se eficazes na promoção da aprendizagem, respeitando a diversidade linguística e cultural dos alunos. Em resumo, a integração de metodologias construtivistas promoveu maior engajamento e autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, especialmente a psicogênese da língua escrita, facilitando a compreensão dos processos de alfabetização e letramento.
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