dc.contributor.advisor | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.author | Alves, João Bosco Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T18:05:20Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T18:05:20Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | ALVES, João Bosco Pereira. Equilibrando entre a leitura e a escrita : exercícios de operações de linguagem e de criatividade com alunos do ensino fundamental. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/00001332.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/500 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem e de
criatividade com alunos do ensino fundamental é uma pesquisa que reflete sobre
nossa vivência como docente, nessa investigação refletimos sobre nossa práxis e
agregamos novas perspectivas teóricas a nossa formação. Além das reflexões de
autores como Passarelli. Perissé, Franchi entre outros, este trabalho relata nossa
pesquisa empírica composta por uma sequencia didática com vinte e dois encontros
que sugerem produções criativas de texto usufruindo de uma metodologia baseada
nas teorias epilinguísticas. Não existe justificativa a escola trabalhar a escrita
criativa, por isso este trabalho se propõe subsidiar aulas de produção de texto para
que possamos proporcionar nossos alunos operar sobre a linguagem e aprimorar
suas habilidades criativas ao manipular a linguagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Balancing between reading and writing: exercise language operations and creativity
with elementary school students is a survey that reflects on our experience as a
teacher, this research reflect on our practice and we add new theoretical
perspectives to our training. In addition to the reflections of authors such as
Passarelli. Perissé, Franchi among others, this paper reports our empirical research
consists of a didactic sequence of twenty-two meetings that suggest creative
productions enjoying text of a methodology based on epilinguísticas theories. There
is no justification school work creative writing, so this paper proposes subsidizing text
output classes so that we can provide our students operate on language and hone
their creative skills to manipulate language. | pt_BR |
dc.format.extent | 84 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Epilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.title | Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem de criatividade com alunos do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Costa, Ilioni Augusta da | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4289223326176157 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Costa, Ilioni Augusta da | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Foerste, Erineu | |
Redes Sociais