Show simple item record

Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem de criatividade com alunos do ensino fundamental.

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorAlves, João Bosco Pereira
dc.date.accessioned2019-12-03T18:05:20Z
dc.date.available2019-12-03T18:05:20Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationALVES, João Bosco Pereira. Equilibrando entre a leitura e a escrita : exercícios de operações de linguagem e de criatividade com alunos do ensino fundamental. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/00001332.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/500
dc.description.abstractRESUMO: Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem e de criatividade com alunos do ensino fundamental é uma pesquisa que reflete sobre nossa vivência como docente, nessa investigação refletimos sobre nossa práxis e agregamos novas perspectivas teóricas a nossa formação. Além das reflexões de autores como Passarelli. Perissé, Franchi entre outros, este trabalho relata nossa pesquisa empírica composta por uma sequencia didática com vinte e dois encontros que sugerem produções criativas de texto usufruindo de uma metodologia baseada nas teorias epilinguísticas. Não existe justificativa a escola trabalhar a escrita criativa, por isso este trabalho se propõe subsidiar aulas de produção de texto para que possamos proporcionar nossos alunos operar sobre a linguagem e aprimorar suas habilidades criativas ao manipular a linguagem.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Balancing between reading and writing: exercise language operations and creativity with elementary school students is a survey that reflects on our experience as a teacher, this research reflect on our practice and we add new theoretical perspectives to our training. In addition to the reflections of authors such as Passarelli. Perissé, Franchi among others, this paper reports our empirical research consists of a didactic sequence of twenty-two meetings that suggest creative productions enjoying text of a methodology based on epilinguísticas theories. There is no justification school work creative writing, so this paper proposes subsidizing text output classes so that we can provide our students operate on language and hone their creative skills to manipulate language.pt_BR
dc.format.extent84 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEpilinguismopt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.titleEquilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem de criatividade com alunos do ensino fundamental.pt_BR
dc.typedissertação_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Ilioni Augusta da
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4289223326176157pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da linguagem e práticas sociais, estudos literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado profissional em letras em rede nacional
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberCosta, Ilioni Augusta da
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberFoerste, Erineu


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record