Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem de criatividade com alunos do ensino fundamental.

Alves, João Bosco Pereira (2016)

dissertação_mestrado

RESUMO: Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem e de criatividade com alunos do ensino fundamental é uma pesquisa que reflete sobre nossa vivência como docente, nessa investigação refletimos sobre nossa práxis e agregamos novas perspectivas teóricas a nossa formação. Além das reflexões de autores como Passarelli. Perissé, Franchi entre outros, este trabalho relata nossa pesquisa empírica composta por uma sequencia didática com vinte e dois encontros que sugerem produções criativas de texto usufruindo de uma metodologia baseada nas teorias epilinguísticas. Não existe justificativa a escola trabalhar a escrita criativa, por isso este trabalho se propõe subsidiar aulas de produção de texto para que possamos proporcionar nossos alunos operar sobre a linguagem e aprimorar suas habilidades criativas ao manipular a linguagem.

ABSTRACT: Balancing between reading and writing: exercise language operations and creativity with elementary school students is a survey that reflects on our experience as a teacher, this research reflect on our practice and we add new theoretical perspectives to our training. In addition to the reflections of authors such as Passarelli. Perissé, Franchi among others, this paper reports our empirical research consists of a didactic sequence of twenty-two meetings that suggest creative productions enjoying text of a methodology based on epilinguísticas theories. There is no justification school work creative writing, so this paper proposes subsidizing text output classes so that we can provide our students operate on language and hone their creative skills to manipulate language.