A integração curricular no IFES - Campus de Alegre: dos projetos pedagógicos à sua materialização no processo formativo dos egressos da educação profissional técnica de nível médio
tese_doutorado
A presente pesquisa objetivou investigar a materialização do currículo integrado no processo formativo dos estudantes egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Apoiado na perspectiva metodológica qualitativa, de cunho exploratório, a investigação está organizada nas seguintes etapas: pesquisa bibliométrica relacionada às conceitualizações teóricas do currículo; pesquisa bibliográfica sobre o percurso histórico do ensino médio no contexto da educação profissional no Brasil e, também, dos principais referenciais teóricos que tratam da integração curricular na educação profissional técnica de nível médio; pesquisa documental realizada nos projetos pedagógicos vigentes no período de 2014 a 2020; aplicação de questionário aos egressos dos cursos técnicos, correspondente ao período de 2016 a 2020. Os resultados revelaram a coexistência de princípios e concepções de mundo, de sociedade e de educação que ora se aproximam ora se distanciam dos princípios da integração curricular. Os estudos indicaram, também, que o currículo contribuiu como agente potencializador de uma formação crítica e emancipatória, considerando as experiências escolares vivenciados em torno do conhecimento e as relações sociais estabelecidas pelos egressos, bem como um sentimento de identidade e pertencimento em relação à instituição de ensino estudada, um importante aspecto a ser considerando em seus processos de formação. Entretanto, os resultados evidenciaram a importância de que o Ifes – Campus de Alegre amplie suas ações institucionais relacionadas aos princípios que norteiam sua organização curricular comprometida com a formação humana integral, onde a oferta do currículo integrado se constitui como política institucional. Nesse sentido, propõe-se algumas ações que podem favorecer o planejamento e execução de práticas institucionais na perspectiva da integração curricular, dentre elas destacam-se: ações de capacitação de docentes, gestores e equipe que participa dos processos de ensino; análise permanente do perfil profissional de formação do egresso; diálogo constante com os egressos; resgate da escola como um lugar de memórias; e avaliação constante dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados. Essas ações estão relacionadas à importância de um constante fazer pedagógico e institucionalizado, de forma a contribuir na construção da identidade do Campus e, consequentemente, nas concepções de formação que sustentam os cursos.
This research aimed to investigate the materialization of the integrated curriculum in the training process of graduating students of technical courses integrated into high school on a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology. Based on the qualitative methodological perspective, of an exploratory nature, the investigation is organized in the following steps: bibliometric research related to the theoretical conceptualizations of the curriculum; bibliographical research on the historical course of secondary education in the context of professional education in Brazil, and also on the main theoretical references that deal with curricular integration in technical professional education at secondary level; documentary research carried out in the pedagogical projects in force in the period from 2014 to 2020; application of a questionnaire to graduates of technical courses, corresponding to the period from 2016 to 2020. The results revealed the coexistence of principles and conceptions of the world, society and education that sometimes approach or distance themselves from the principles of curricular integration. The studies also indicated that the curriculum contributed as a potentiating agent of a critical and emancipatory formation, considering the school experiences lived around the knowledge and social relations established by the graduates, as well as a feeling of identity and belonging in relation to the institution of teaching studied, an important aspect to be considered in their training processes. However, the results showed the importance of Ifes – Campus de Alegre expanding its institutional actions related to the principles that guide its curricular organization committed to integral human formation, where the offer of the integrated curriculum constitutes an institutional policy. In this sense, some actions are proposed that can favor the planning and execution of institutional practices in the perspective of curricular integration, among which stand out: training actions for teachers, managers and staff that participate in the teaching processes; permanent analysis of the graduate's professional training profile; constant dialogue with graduates; rescuing the school as a place of memories; and constant evaluation of the pedagogical projects of the courses offered. These actions are related to the importance of constant pedagogical and institutionalized work, in order to contribute to the construction of the Campus' identity and, consequently, to the training concepts that support the courses.
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