Experiências de educação ambiental desenvolvidas no PEAMA do IFES-Campus de Alegre: uma revisão bibliográfica
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A Educação Ambiental emerge da preocupação com as questões ambientais e tem como objetivo fomentar o pensamento crítico dos indivíduos, incentivando sua participação ativa na sociedade. A Educação Não Formal fundamenta-se em processos educativos que ocorrem fora do ambiente escolar, abrangendo o compartilhamento de experiências, estando ligada a ações de mediação e visitas, além de atividades pedagógicas e ações coletivas voltadas para a disseminação do conhecimento científico. Com esse enfoque, este estudo oferece uma análise bibliográfica sobre as experiências educativas de Educação Ambiental desenvolvidas no PEAMA, encontradas na produção acadêmica brasileira. A busca se deu no banco de dados Google Acadêmico, por meio da abordagem metodológica de pesquisa do tipo revisão de literatura sistemática, tendo sido selecionados 11 trabalhos, que foram analisados a partir da construção das seguintes categorias: espaços educativos do PEAMA; trilhas interpretativas; o PEAMA na formação de professores; e, a Educação Ambiental como instrumento de crítica social. Após leitura e análise da produção acadêmica, constatou-se que todos os trabalhos reafirmam o potencial pedagógico do PEAMA, enquanto espaço não formal de ensino e de aprendizagem sobre Educação Ambiental. Os resultados também evidenciam que, apesar da relevância do PEAMA no desenvolvimento de ações em Educação Ambiental, a produção acadêmica ainda é tímida, evidenciando a necessidade de realização mais pesquisas que possam fortalecer e ampliar as práticas educativas do polo.
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