Metodologia do ensino de solos: estudo de caso de como tem sido realizada no ensino fundamental
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O solo é um importante recurso natural, uma vez que sem ele seria impossível existir vida humana, animal, vegetal, fúngica, etc no planeta. Apesar, de tamanha importância, ainda é pouco abordado na educação básica e ao ser analisado no ensino fundamental essa constatação parece ser ainda bem mais procupante, pois é nessa etapa que as crianças começam a ter as primeiras noções da importância desse recurso bem como as primeiras bases de concientização sobre a importância do solo e da necessidade de preserva-lo. A pesquisa partiu do pressuposto de que a metodologia utilizada para o ensino solos tem sido inadequada e muitas vezes deficiente, visto que a forma de ensino tem se constituido de maneira convencional com caracter unilateral, e pouco lúdica, como o observado durante os estágios realizados pela autora. A metodologia deste estudo teve como natureza qualitativa, do tipo descritivo, através da Pesquisa Documental nos planos de ensino, buscando dessa forma entender como se tem dado o ensino de solos no ensino fundamental, bem como buscar o “por que” essa problematização vem ocorrendo dentro das redes de ensino. Através deste estudo foi possível compreender que ainda é necessária uma formação mais especializada para os professores do ensino fundamental, bem como é necessário trabalhar o conteúdo de forma mais lúdica, deixando de utilizar somente o aparato teórico dos livros didáticos, que chamam pouca atenção dos alunos, trabalhar o conteúdo de forma bi-lateral unindo o conhecimento científico com o pré-elaborado pelos estudantes, partindo da realidade no qual o discente está inserido.
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