Show simple item record

A crônica na sala de aula: caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental

dc.contributor.advisorCarvalho, Leticia Queiroz de
dc.contributor.authorAzevedo, Alcione Aparecida de
dc.date.accessioned2019-12-03T18:04:56Z
dc.date.available2019-12-03T18:04:56Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationAZEVEDO, Alcione Aparecida de. A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, 2018. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/00001355.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/499
dc.description.abstractRESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas sériesfinais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, instigando-os ao pensamento crítico. O planejamento da pesquisa envolveuuma escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES,especificamenteuma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, os quais participaram de oficinas para análise de leitura de crônicas a serem selecionadas juntamente com o professor colaborador de língua portuguesa. Optamos por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa com base no dialogismo e responsividadebakhtiniana por meio da metodologia narrativa de pesquisa. Todo o processo deu-se em parceria com o professor colaborador e de acordo com os resultados das oficinas. Com referencial teórico apoiado nos princípios bakhtinianos de responsividade e gêneros discursivos em diálogo com autores que privilegiam a leitura numa perspectiva crítica e de maior autonomia aoaluno e partindo do pressuposto de que a leitura de crônicapoderá auxiliar na formação doleitor,a partir das suas especificidadescomo gênero discursivo que circula na escola, observamos que o processo de leitura e consequentemente de aprendizagem desses sujeitos foi potencializado a partir de práticas dialógicas de leitura na sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The objective of this work is to mobilize the reflection about the development of chronicles in final series of elementary school in order to stimulate in the students learning of textual understanding mechanisms, instigating them to critical thinking. The planning of the research involves a class of students from a school of Cachoeiro de Itapemirim/ES, specifically a class of 8º (eighth) graders of elementary school, which participated in workshops to read analysis of Chronicles to be selected along with the teacher. We chose a methodological approach of qualitative research based on dialogic through narrative research methodology. The whole process will be in partnership with the developer and teacher according to the results of the workshops. With theoretical framework supported the principles Bakhtinianos of responsiveness and discursive genres in dialogue with authors that focus on reading in a critical perspective and greater autonomy to the student and on the assumption that the chronic reading may assist in formation of the reader, from their specificities as discursive genre which circulates at the school, we observed that the process of reading and learning as a result of those was potentialized from dialogical reading practices in the classroom.pt_BR
dc.format.extent104 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.titleA crônica na sala de aula: caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typedissertação_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2157170158568330pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da linguagem e práticas sociais, estudos literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado profissional em letras em rede nacional
dc.contributor.memberBassani, Sandra Mara Mendes da Silva
dc.contributor.memberCampos, Dulcinéa
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record