dc.contributor.advisor | Carvalho, Leticia Queiroz de | |
dc.contributor.author | Azevedo, Alcione Aparecida de | |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T18:04:56Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T18:04:56Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Alcione Aparecida de. A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, 2018. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/00001355.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/499 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas
nas sériesfinais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a
aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, instigando-os ao
pensamento crítico. O planejamento da pesquisa envolveuuma escola de Cachoeiro
de Itapemirim/ES,especificamenteuma turma de alunos do 8º ano do Ensino
Fundamental, os quais participaram de oficinas para análise de leitura de crônicas a
serem selecionadas juntamente com o professor colaborador de língua portuguesa.
Optamos por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa com base no
dialogismo e responsividadebakhtiniana por meio da metodologia narrativa de
pesquisa. Todo o processo deu-se em parceria com o professor colaborador e de
acordo com os resultados das oficinas. Com referencial teórico apoiado nos
princípios bakhtinianos de responsividade e gêneros discursivos em diálogo com
autores que privilegiam a leitura numa perspectiva crítica e de maior autonomia
aoaluno e partindo do pressuposto de que a leitura de crônicapoderá auxiliar na
formação doleitor,a partir das suas especificidadescomo gênero discursivo que
circula na escola, observamos que o processo de leitura e consequentemente de
aprendizagem desses sujeitos foi potencializado a partir de práticas dialógicas de
leitura na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The objective of this work is to mobilize the reflection about the development of
chronicles in final series of elementary school in order to stimulate in the students
learning of textual understanding mechanisms, instigating them to critical thinking.
The planning of the research involves a class of students from a school of Cachoeiro
de Itapemirim/ES, specifically a class of 8º (eighth) graders of elementary school,
which participated in workshops to read analysis of Chronicles to be selected along
with the teacher. We chose a methodological approach of qualitative research based
on dialogic through narrative research methodology. The whole process will be in
partnership with the developer and teacher according to the results of the workshops.
With theoretical framework supported the principles Bakhtinianos of responsiveness
and discursive genres in dialogue with authors that focus on reading in a critical
perspective and greater autonomy to the student and on the assumption that the
chronic reading may assist in formation of the reader, from their specificities as
discursive genre which circulates at the school, we observed that the process of
reading and learning as a result of those was potentialized from dialogical reading
practices in the classroom. | pt_BR |
dc.format.extent | 104 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitor crítico | pt_BR |
dc.title | A crônica na sala de aula: caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2157170158568330 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | |
dc.contributor.member | Campos, Dulcinéa | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
Redes Sociais