Exercício físico como estratégia de promoção da saúde e suas consequências no mundo do trabalho: uma abordagem formal nas aulas de educação física

Moisés, Jocelyn Gomes (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: Estimular a prática de exercícios físicos sistematizados sob a supervisão e/ou acompanhamento profissional como forma de prevenir doenças é pensar na formação integral dos estudantes que traçam suas vidas pretendendo ir muito além dos atributos físicos que esse hábito pode proporcionar. É reconhecer a relevância do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor, além dos cuidados em saúde, partindo de conhecimentos adquiridos no ambiente escolar de forma significativa e que podem perdurar por toda a vida. Para que o professor de Educação Física tenha êxito em sua proposta de elevar o viés da disciplina sob o aspecto preventivo dos exercícios físicos relacionando-o com saúde e com outros aspectos que fazem parte do cotidiano do estudante de nível médio, o docente precisa de elementos que favoreçam a inserção de temas que corroborem com a reflexão e a produção de novos conhecimentos por meio de procedimentos metodológicos diversificados, a fim de garantir um aprendizado verdadeiramente significativo para o estudante. Este trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de um produto educacional que forneça subsídios aos professores de Educação Física na tratativa do tema saúde, ampliando o conceito da temática no ambiente escolar e fazendo um contraponto a outros aspectos que influenciam diretamente o estilo e a qualidade de vida dos estudantes do Ensino Médio Integrado. A proposta perpassa, ainda, pela valorização da Educação Física no processo de formação integral do sujeito, conforme o princípio elementar da Educação Profissional e Tecnológica preconizado pela teoria e prática. Na confecção deste trabalho, será utilizada uma abordagem quali-quanti, de forma a analisar os dados qualitativos e quantitativos que contribuirão para a análise da necessidade de produção de um produto educacional que atenda à demanda dos profissionais da disciplina Educação Física. Os dados coletados a partir dos sujeitos da pesquisa indicam a necessidade de se produzir um material para subsidiar o trabalho do professor na Educação Profissional e Tecnológica. Entretanto, conforme relatado pelos próprios professores de Educação Física enquanto sujeitos da pesquisa, constatou-se a necessidade de realizar alguns ajustes acerca dos procedimentos metodológicos a serem empregados à luz da aplicação do referido Produto. 4 Dessa forma, o produto educacional, na forma de uma Cartilha de Orientação, foi elaborado para oferecer subsídios aos professores de Educação Física do Ensino Médio Integrado, a fim de alinhar a teoria e a prática ao trazerem o tema saúde para as discussões em sala de aula. Podemos concluir, então, que esta pesquisa traz importantes contribuições para a valorização da Educação Física, oferece subsídios para o trabalho do professor e amplia o olhar sobre os cuidados em saúde quando analisado seu aspecto preventivo.

ABSTRACT: Encouraging the practice of systematized physical exercises under professional supervision and/or follow-up as a way of preventing diseases is thinking about the comprehensive training of students who plan their lives intending to go far beyond the physical attributes that this habit can provide. It is to recognize the relevance of cognitive, affective, social and psychomotor development, in addition to health care, based on knowledge acquired in the school environment in a significant way and that can last for a lifetime. In order for the Physical Education teacher to be successful in his proposal to raise the bias of the discipline regarding the preventive aspect of physical exercises, relating it to health and other aspects that are part of the high school student's daily life, the teacher needs elements that favor the insertion of themes that corroborate with the reflection and the production of new knowledge through diversified methodological procedures, in order to guarantee a truly meaningful learning for the student. This work aims to develop an educational product that provides subsidies to Physical Education teachers in dealing with the health theme, expanding the concept of the theme in the school environment and making a counterpoint to other aspects that directly influence the style and quality of life of Integrated High School students. The proposal also permeates the valuation of Physical Education in the subject's integral formation process, according to the elementary principle of Professional and Technological Education advocated by theory and practice. In the preparation of this work, a quali-quanti approach will be used, in order to analyze the qualitative and quantitative data that will contribute to the analysis of the need to produce an educational product that meets the demand of professionals in the Physical Education discipline. The data collected from the research subjects indicate the need to produce material to support the teacher's work in Professional and Technological Education. However, as reported by the Physical Education teachers themselves as research subjects, it was verified the need to make some adjustments about the methodological procedures to be used in light of the application of the referred Product. In this way, the educational product, in the form of an Orientation Booklet, was designed to offer subsidies to Integrated High School Physical Education teachers, in order to align theory and practice by 8 bringing the topic of health to discussions in the classroom. We can conclude, then, that this research brings important contributions to the appreciation of Physical Education, offers subsidies for the teacher's work and broadens the look on health care when analyzing its preventive aspect.


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