Dilemas da formação inicial do profissional da educação do campo: há resistência ou desistência?
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RESUMO: O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica a começar da base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na qual selecionou-se dissertações concluídas no período de 2019 a 2024 que abordavam Educação do Campo; Formação de Professores; Formação de Educadores do Campo. Considerou-se a trajetória histórica das políticas públicas específicas para investigar a contextualização da Educação do Campo no Brasil, as principais problematizações nesses estudos e as proposições legais para a formação inicial do educador. A revisão bibliográfica inspirou-se nos caminhos metodológicos para um mapeamento sistemático e caracterizou-se por uma revisão ampla dos estudos primários existentes. Pôde-se averiguar o direito dos sujeitos do campo sobre o acesso à educação, a importância da busca de profissionais com competências em práticas pedagógicas específicas para atuarem nas Escolas do Campo, a realidade e as demandas das comunidades rurais, bem como a necessidade de formação inicial dos educadores do campo que contextualize, valorize a cultura local e utilize a Pedagogia da Alternância e a integração curricular. Conclui-se que o processo formativo do professor incide na qualidade de ensino ofertada; e que sim, há desistências que esvaziam as licenciaturas que oferecem os saberes necessários ao educador do campo e fazem com que a escola do campo enfrente dificuldades para encontrar professores qualificados. Embora haja desistências, há necessidade de resistir.
ABSTRACT: The present work presents a bibliographical research starting from the database of the CAPES Theses and Dissertations Catalog, in which dissertations completed in the period from 2019 to 2024 that addressed Rural Education were selected; Teacher Training; Training of Rural Educators. The historical trajectory of specific public policies was considered to investigate the contextualization of Rural Education in Brazil, the main problematizations in these studies and the legal propositions for the initial training of educators. The bibliographic review was inspired by the methodological paths for systematic mapping and was characterized by a broad review of existing primary studies. It was possible to ascertain the right of rural subjects to access education, the importance of searching for professionals with skills in specific pedagogical practices to work in Rural Schools, the reality and demands of rural communities, as well as the need for training initial training for rural educators that contextualizes, values local culture and uses Alternation Pedagogy and curricular integration. It is concluded that the teacher training process affects the quality of teaching offered; and yes, there are dropouts that empty the degrees that offer the necessary knowledge to rural educators and make rural schools face difficulties in finding qualified teachers. Although there are dropouts, there is a need to resist.
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