dc.contributor.advisor | Carvalho, Leticia Queiroz de | |
dc.contributor.author | Pompermayer, Soraya Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T18:48:06Z | |
dc.date.available | 2019-11-29T18:48:06Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Sheila Cristina Trevisol. Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental - das metodologias de ensino às experiências com leitura. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000012/0000124F.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/498 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho integra os estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual:
diversidade social e práticas docentes do Mestrado Profissional em Letras –
PROFLETRAS, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito
Santo – IFES – Campus Vitória/ ES. Teve por objetivo analisar a inserção da prática
Rodas de Leitura, tema esse que teve estreita relação com inquietações advindas da
prática profissional e pessoal da pesquisadora. Com base nos pressupostos teóricos
da Filosofia da Linguagem em Walter Benjamin (2012) e Mikhail Bakhtin (2003) e de
produções do campo da Literatura e do Ensino (Kramer, 2009; Yunes, 2009; LeahyDios, 2000; Foucambert,1997, 1994; Zilbermann, 1991, 2007; Dalvi, 2013), mais
especificamente centrada nos conceitos de experiência e narração, buscou
identificar de que modo as concepções de leitura, modos de ler, finalidades da roda
de leitura propiciam a formação do leitor literário e se configuram práticas leitoras no
âmbito escolar que estimulam novas leituras. Para desenvolver esta pesquisa,
utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, cujo foco centra-se na
observação participante e na pesquisa intervenção. Nossas ações investigativas
aconteceram por meio da aplicação de oficinas literárias em uma turma do quinto
ano do Ensino Fundamental do Sistema Público Estadual de Ensino, no bairro Barra
do Jucu, no município de Vila Velha, ES. Ao final de cada oficina literária os
participantes envolvidos produziram relatos escritos. Ainda, fez-se uso de entrevistas
semiestruturadas com os demais participantes (a professora regente e o diretor),
além dos registros do Diário de Campo, análise dos caderninhos de “perguntas e
respostas”, fotografias e filmagens, para constituir o corpus da pesquisa. Constatase que na roda de leitura a experiência com a literatura se dá no sentido pleno, pois
recupera a narração e traz a leitura para o espaço do lúdico. A pesquisa permite
afirmar que a roda de leitura é uma prática leitora, um acontecimento singular que
potencializa a formação do leitor literário, bem como gera momentos de reflexão e
ressignificação das práticas pedagógicas, destacando-se a importância dos
mediadores da leitura. Fortalece também a premissa de que a literatura possui
dimensão humanizadora, revelada a partir do encontro dialógico entre leitor e texto
literário. Encontro esse que propicia ao leitor o conhecimento de diversas culturas
em seus aspectos sociais e históricos, a liberação do imaginário, o diálogo com
diferentes textos e linguagens. O uso do círculo aproxima os leitores na troca de
suas interpretações, para estímulo intensivo da própria experiência de dizer e dizerse. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research paper includes studies of the research line Reading and Text
Production: social diversity and teaching practices of the Professional Master of Arts -
PROFLETRAS, the Federal Institute of Science Education and Technology of the
Espírito Santo - IFES - Campus Vitória / ES. We aimed to analyze the insertion of
Literature Circles, a theme which had close relationship with the concerns arising
from the researcher's professional and personal practice. Based on theoretical
assumptions of the philosophy of language in Walter Benjamin(2012) and Mikhail
Bakhtin(2003) and of Literature and Education field productions (Kramer, 2009;
Yunes, 2009; Leahy-Dios, 2000; Foucambert,1997, 1994; Zilbermann,1991, 2007;
Dalvi, 2003), more specifically focused on the concepts of experience and narration,
thir research aimed at identifying how the reading concepts, ways of reading,
literature circle purposes favor the training of the literary reader and configure
reading practices in schools that encourage new readings. To develop this research,
a qualitative research methodology was used, which focuses on participant
observation and intervention research. Our investigative actions took place through
the application of literary workshops in a class of fifth grade of elementary school of
the Public School System in Barra do Jucu neighborhood, district of Vila Velha, ES.
At the end of each literary workshop, the participants involved produced written
accounts. In addition, semi-structured interviews with the other participants were
conducted (the classroom teacher and the director), besides the field diary records,
analysis of the notebooks of "questions and answers", photos and footage, to
constitute the corpus of this research. It appears that the experience with literature is
rendered in the full sense within the literature circles, for it recovers the narrative and
brings reading to the ludic space. The research allows us to state that the literature
circle is a reader practice, a unique event that enhances the formation of the literary
reader and generates moments of reflection and redefinition of pedagogical
practices, emphasizing the importance of reading mediators. It also strengthens the
premise that literature has a humanizing dimension, revealed from the dialogical
encounter between the reader and the literary text. Such encounter provides the
reader with the knowledge of different cultures in their social and historical aspects,
the release of fictional features, and the dialogue between different texts and
languages. The use of the literature circle binds readers together in exchange for
their interpretations, for intensive stimulation of their own experience of telling and
telling of themselves. | pt_BR |
dc.format.extent | 204 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Roda de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor literário | pt_BR |
dc.title | A literatura como experiência: a roda de leitura e a formação do leitor literário no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Fluminense (UFF) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4162180111113763 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Leite, Priscila de Souza Chisté | |
dc.contributor.member | Côco, Dilza | |
dc.contributor.member | Araújo, Margareth Martins de | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Francisco Aurélio | |
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