A literatura como experiência: a roda de leitura e a formação do leitor literário no ensino fundamental.
dissertação_mestrado
RESUMO: Este trabalho integra os estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES – Campus Vitória/ ES. Teve por objetivo analisar a inserção da prática Rodas de Leitura, tema esse que teve estreita relação com inquietações advindas da prática profissional e pessoal da pesquisadora. Com base nos pressupostos teóricos da Filosofia da Linguagem em Walter Benjamin (2012) e Mikhail Bakhtin (2003) e de produções do campo da Literatura e do Ensino (Kramer, 2009; Yunes, 2009; LeahyDios, 2000; Foucambert,1997, 1994; Zilbermann, 1991, 2007; Dalvi, 2013), mais especificamente centrada nos conceitos de experiência e narração, buscou identificar de que modo as concepções de leitura, modos de ler, finalidades da roda de leitura propiciam a formação do leitor literário e se configuram práticas leitoras no âmbito escolar que estimulam novas leituras. Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, cujo foco centra-se na observação participante e na pesquisa intervenção. Nossas ações investigativas aconteceram por meio da aplicação de oficinas literárias em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental do Sistema Público Estadual de Ensino, no bairro Barra do Jucu, no município de Vila Velha, ES. Ao final de cada oficina literária os participantes envolvidos produziram relatos escritos. Ainda, fez-se uso de entrevistas semiestruturadas com os demais participantes (a professora regente e o diretor), além dos registros do Diário de Campo, análise dos caderninhos de “perguntas e respostas”, fotografias e filmagens, para constituir o corpus da pesquisa. Constatase que na roda de leitura a experiência com a literatura se dá no sentido pleno, pois recupera a narração e traz a leitura para o espaço do lúdico. A pesquisa permite afirmar que a roda de leitura é uma prática leitora, um acontecimento singular que potencializa a formação do leitor literário, bem como gera momentos de reflexão e ressignificação das práticas pedagógicas, destacando-se a importância dos mediadores da leitura. Fortalece também a premissa de que a literatura possui dimensão humanizadora, revelada a partir do encontro dialógico entre leitor e texto literário. Encontro esse que propicia ao leitor o conhecimento de diversas culturas em seus aspectos sociais e históricos, a liberação do imaginário, o diálogo com diferentes textos e linguagens. O uso do círculo aproxima os leitores na troca de suas interpretações, para estímulo intensivo da própria experiência de dizer e dizerse.
ABSTRACT: This research paper includes studies of the research line Reading and Text Production: social diversity and teaching practices of the Professional Master of Arts - PROFLETRAS, the Federal Institute of Science Education and Technology of the Espírito Santo - IFES - Campus Vitória / ES. We aimed to analyze the insertion of Literature Circles, a theme which had close relationship with the concerns arising from the researcher's professional and personal practice. Based on theoretical assumptions of the philosophy of language in Walter Benjamin(2012) and Mikhail Bakhtin(2003) and of Literature and Education field productions (Kramer, 2009; Yunes, 2009; Leahy-Dios, 2000; Foucambert,1997, 1994; Zilbermann,1991, 2007; Dalvi, 2003), more specifically focused on the concepts of experience and narration, thir research aimed at identifying how the reading concepts, ways of reading, literature circle purposes favor the training of the literary reader and configure reading practices in schools that encourage new readings. To develop this research, a qualitative research methodology was used, which focuses on participant observation and intervention research. Our investigative actions took place through the application of literary workshops in a class of fifth grade of elementary school of the Public School System in Barra do Jucu neighborhood, district of Vila Velha, ES. At the end of each literary workshop, the participants involved produced written accounts. In addition, semi-structured interviews with the other participants were conducted (the classroom teacher and the director), besides the field diary records, analysis of the notebooks of "questions and answers", photos and footage, to constitute the corpus of this research. It appears that the experience with literature is rendered in the full sense within the literature circles, for it recovers the narrative and brings reading to the ludic space. The research allows us to state that the literature circle is a reader practice, a unique event that enhances the formation of the literary reader and generates moments of reflection and redefinition of pedagogical practices, emphasizing the importance of reading mediators. It also strengthens the premise that literature has a humanizing dimension, revealed from the dialogical encounter between the reader and the literary text. Such encounter provides the reader with the knowledge of different cultures in their social and historical aspects, the release of fictional features, and the dialogue between different texts and languages. The use of the literature circle binds readers together in exchange for their interpretations, for intensive stimulation of their own experience of telling and telling of themselves.
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