Movimento de Queda Livre

Games, Luiz Filipe Mardegan ; Rodrigues Júnior, Edmundo (2023-09-06)

tcc

RESUMO: O ensino e aprendizagem de Física é desafiador, especialmente diante da realidade enfrentada pelos professores, como falta de laboratórios e equipamentos. Assim, os estudantes são conduzidos à percepção da Física como uma ciência desinteressante e de difícil compreensão. Porém, o uso de recursos tecnológicos juntamente com uma metodologia ativa, pode ser uma estratégia de fomentar o interesse e motivação dos estudantes pela Física. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) sobre Movimento de Queda Livre utilizando o Kahoot, uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos. Na plataforma, a SD foi elaborada contendo aulas teóricas, práticas e jogos. Após as atividades, os estudantes responderam um questionário sobre o uso do Kahoot. Os dados coletados foram organizados em gráficos e nuvem de palavras. Em suma, os estudantes avaliaram de forma positiva o uso do Kahoot. Dessa forma, foi possível concluir que a SD elaborada no Kahoot exerceu seu propósito, auxiliando no ensino e aprendizagem de física, despertando interesse e motivação dos estudantes para aprender física.

ABSTRACT: The teaching and learning of Physics is challenging, especially in view of the reality faced by teachers, such as lack of laboratories and equipment. Thus, students are led to perceive Physics as an uninteresting and difficult to understand science. However, the use of technological resources along with an active methodology can be a strategy to encourage students' interest and motivation for Physics. The objective of this research was to elaborate and apply a Didactic Sequence (SD) on Free Fall Movement using Kahoot, a game-based learning platform. On the platform, the SD was elaborated containing theoretical, practical and games classes. After the activities, the students answered a questionnaire about the use of Kahoot. The collected data were organized in graphs and word clouds. In short, students positively evaluated the use of Kahoot. Thus, it was possible to conclude that the SD developed in Kahoot served its purpose, helping in the teaching and learning of physics, arousing students' interest and motivation to learn physics.


Collections: