Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental: das metodologias de ensino às experiências com leitura.

Guimarães, Sheila Cristina Trevisol (2016)

dissertação_mestrado

RESUMO: As práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto em suas múltiplas perspectivas. Quando isso se refere ao texto literário, ocorre algo ainda mais preocupante: o contato entre o aluno e o texto literário quase sempre é mediado pelo professor ora com o objetivo de explorar unicamente atividades metalinguísticas, ora com a clara intenção de se fazer historiografia literária. Dessa forma, há apenas uma decodificação mecanizada do leitor sobre o texto, o que impossibilita o que podemos chamar de experiência da literatura. O objetivo geral desta pesquisa é investigar experiências com a leitura de textos literários e construir caminhos para um trabalho mais operativo sobre a linguagem, explorando as noções representadas a fim de favorecer a formação de leitores críticos. O problema que se procurou investigar coletivamente foi: De que forma o trabalho com o texto literário no ambiente escolar pode colaborar para a construção de leitores críticos e emancipados? Essa investigação se deu por meio do contato direto entre os participantes da pesquisa e os textos literários. Como produto dessa experiência, apresentamos um Caderno Pedagógico. Utilizamos como referencial teórico autores como: Candido, Snyders, Saviani, Bakhtin, Thiollent, Barbier, Orlandi, Geraldi, Duarte, Franchi, entre outros, e analisamos todas as atividades sob a perspectiva de uma abordagem epilinguística. O que se percebeu com a pesquisa é que uma prática pedagógica que propõe a experiência da literatura por meio de operações com a linguagem nas suas múltiplas possibilidades aproxima aluno e texto literário, colaborando com a construção de leitores críticos.

ABSTRACT: The reading practices presented in the school environment have not collaborated, in most cases, so that the student-reader becomes more critical and able to manipulate the text in its multiple perspectives. When it refers to the literary text something even more problematic occurs: the contact between the student and the literary text is almost always mediated by the teacher sometimes with the purpose of exploring metalinguistic activities, other times with the unique intention of literary historiography. In this way, there is only a mechanized decoding of the reader about the text, which disables what it could be called the experience of literature. The general objective of this research is to investigate experiences with the reading of literary texts and to construct paths for a more surgery work on the language, exploring the represented notions in order to favor the formation of critical readers. The problem to be investigated collectively was: How can working with the literary text in the school environment collaborate in the construction of critical and autonomous readers? This research took place through direct contact between research participants and literary texts. As a product of this experience, a Pedagogical Notebook is presented. It was used as theoretical reference authors such as Candido, Snyders, Saviani, Bakhtin, Thiollent, Barbier, Orlandi, Geraldi, Duarte, Franchi, among others, and it was analyzed all activities from the perspective of an epilinguistical approach. The result of the research is that a pedagogical practice that proposes the experience of literature through operations with the language in its multiple possibilities approximates student and literary text, collaborating with the construction of critical readers.