O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA CHOCOLATE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) COM ENFOQUE CTSA

Lima, Kelly (2023)

dissertacao_mestrado

A Atividade Experimental Problematizada (AEP) foi desenvolvida neste estudo como estratégia pedagógica para o ensino de química, em busca de uma prática pedagógica que pudesse ser alinhada à experimentação, autonomia, criatividade, leitura do mundo com enfoque em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O objetivo foi investigar as potencialidades da AEP com enfoque CTSA no Ensino de Química utilizando a temática chocolate. Após aprovação no comitê de ética institucional e a validação a priori da prática pedagógica, a pesquisa foi aplicada com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola particular na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. A intervenção pedagógica adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-intervenção como estratégia metodológica, com o professor como pesquisador. A implementação da AEP começou com o planejamento das atividades a partir da identificação da questão problema, utilizando a temática chocolate articulada com a abordagem CTSA e conceitos de química orgânica, como: solubilidade, solventes orgânicos, polaridade molecular, interações intermoleculares e compostos orgânicos. As atividades foram cuidadosamente planejadas e distribuídas ao longo das aulas, englobando momentos diagnósticos, práticos e dialogados. Os dados foram coletados, organizados e analisados. Os resultados da prática pedagógica com o uso da AEP evidenciaram a presença da abordagem CTSA nas atividades propostas, destacando que as aulas experimentais, as atividades em equipe, os diálogos em grupo e as pesquisas orientadas foram capazes de contribuir para o desenvolvimento de habilidades, atitudes, valores e cidadania, transcendendo a mera assimilação de conceitos químicos. Esta temática ofereceu significado aos conteúdos, possibilitando por meio de atividades experimentais, integrar a temática chocolate aos conteúdos químicos, promovendo um pensamento consciente sobre aspectos sociais, econômicos e ambientais. Ademais, a AEP articulada com a abordagem CTSA na temática chocolate, apresentou potencialidades para o ensino de química, principalmente por apresentar a história do cacau e do chocolate no estado do Espírito Santo. Com base nessas descobertas, foi desenvolvido um Guia Didático com o propósito de apoiar o ensino de química, explorando o tema do chocolate por meio da AEP. O guia apresenta uma proposta clara e bem articulada com a disciplina, conectando o ambiente, a ciência e as implicações sociais do tema para despertar o interesse dos alunos em aprofundar seu conhecimento em química.

The Problematized Experimental Activity (AEP) was developed in this study as a pedagogical strategy for the teaching of chemistry, in search of a pedagogical practice that could be aligned with experimentation, autonomy, creativity, world reading focusing on science, technology, society and environment (CTSA). The goal was to investigate the potentialities of AEP with CTSA focus on chemistry teaching using the chocolate theme. After approval by the Institutional Ethics Committee and the a priori validation of pedagogical practice, the research was applied with third grade students from a private school in the Metropolitan Region of Vitória, Espírito Santo. The pedagogical intervention adopted a qualitative approach, using research-intervention as a methodological strategy, with the teacher as a researcher. The implementation of AEP began with the planning of activities by identifying the problem issue, using the CTSA chocolate theme with the CTSA approach and concepts of organic chemistry, such as solubility, organic solvents, molecular polarity, intermolecular interactions and organic compounds. The activities were carefully planned and distributed throughout the classes, encompassing diagnostic, practical and dialogued moments. The data were collected, organized and analyzed. The results of pedagogical practice with the use of AEP showed the presence of the CTSA approach in the proposed activities, noting that experimental classes, team activities, group dialogues and oriented research were able to contribute to the development of skills, attitudes , values and citizenship, transcending the mere assimilation of chemical concepts. This theme offered meaning to content, enabling through experimental activities, integrating the chocolate theme with chemical contents, promoting conscious thinking about social, economic and environmental aspects. In addition, AEP articulated with the CTSA approach in the chocolate theme, presented potentialities for chemistry teaching, mainly because it presents the history of cocoa and chocolate in the state of Espírito Santo. Based on these findings, a didactic guide was developed for the purpose of supporting chemistry teaching, exploring the theme of chocolate through AEP. The guide presents a clear and well -articulated proposal with discipline, connecting the environment, science and social implications of the theme to arouse students' interest in deepening their knowledge in chemistry.


Colecciones: