Manual para implantação de sistema de aproveitamento de água da chuva em escolas municipais de Piúma - ES

Almeida, Sofia Nogueira de (2024)

tcc

RESUMO: Diante da escassez hídrica agravada por eventos climáticos extremos e aumento da demanda, a pesquisa enfatiza a necessidade de adotar práticas sustentáveis para captação de água de chuva. O trabalho descreve a elaboração de um manual prático para guiar a instalação de sistemas de captação e aproveitamento de água da chuva em instituições de ensino, visando à autossuficiência hídrica e à promoção da conscientização ambiental. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica identificando técnicas e parâmetros essenciais para a captação eficiente de água da chuva, determinação de dados pluviométricos do município de Piúma e levantamento de dados das instituições de ensino municipal, além de definir critérios para o dimensionamento do volume de água aproveitável na localidade. Os resultados indicam que a elaboração deste manual com práticas educativas tem potencial para ser utilizado como ferramenta de incentivo para alunos e comunidades na adoção de práticas sustentáveis levando a uma consequente redução da dependência de recursos hídricos convencionais.

ABSTRACT: Given the water scarcity exacerbated by extreme weather events and increasing demand, the research emphasizes the need to adopt sustainable practices for rainwater harvesting. The study describes the creation of a practical manual to guide the installation of rainwater harvesting and utilization systems in educational institutions, aiming for water self-sufficiency and the promotion of environmental awareness. The methodology included a literature review identifying essential techniques and parameters for efficient rainwater harvesting, determination of pluviometric data for the municipality of Piúma, and data collection from municipal educational institutions, as well as defining criteria for sizing the volume of usable water in the locality. The results indicate that the creation of this manual with educational practices has the potential to be used as a tool to encourage students and communities to adopt sustainable practices and consequently reduce dependence on conventional water resources.


Coleções: