O uso do google docs nas práticas de leitura e escrita: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da argumentação e produção textual.
dissertação_mestrado
RESUMO: Este estudo apresenta uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e escrita com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É fruto do trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. Teve por objetivo desenvolver práticas pedagógicas de leitura e produção textual com o texto argumentativo no ambiente virtual Google Docs. Ademais, visou desenvolver o hábito da leitura e pesquisa no ambiente virtual, com o uso das novas tecnologias, para a formação de um leitor crítico, apresentar novas propostas de trabalho pedagógico no ambiente virtual Google Docs de produção textual escrita com o texto argumentativo e verificar se essas propostas podem levar ao aprimoramento da capacidade de interação, argumentação e autonomia dos estudantes. Recorreu-se às contribuições teóricas de Vygotsky (2001) e Freire (2015), que discorreram acerca do aprender e ensinar, assim como a importância do professor como mediador do ensino-aprendizagem, além das contribuições de Filé (2011), Pozo (2008), Lévy (1993, 1999) e Gómez (2015) para as reflexões pertinentes aos desafios atuais nas relações entre professor, escola e internet. Também os autores Bakhtin (2003), Marcuschi e Xavier (2010), Kleiman (1996), Koch (2011, 2015) e Soares (1998) contribuíram para a argumentação, leitura e escrita, dando vistas a esclarecimentos fundamentais quanto às complexas atividades que envolvem o ato de ler e escrever. E sobre letramentos e multiletramentos, além de Soares (1998), há importantes teóricos, como Coscarelli (2011, 2012), Santaella (2004, 2013) e Street (2014). Os teóricos citados colaboraram para a proposta de intervenção que se consolidou na metodologia da pesquisa participativa e alguns aspectos da pesquisa-ação fundamentada em Thiollent (1986), aplicada em uma escola de Vitória-ES. Contou com a colaboração de alunos do 9.º ano do ensino fundamental e professores de diversas áreas. As ações práticas ocorreram por meio de oficinas de leitura e produção textual no ambiente virtual Google Docs. A investigação de todo processo ocorreu por meio de diálogos permanentes e troca de experiências, o que proporcionou uma nova motivação para nossos alunos e caracterizou uma experiência positiva com muitos avanços.
ABSTRACT: This study presents an intervention proposal for teaching reading and writing with the use of new information and communication technologies. It is the fruit of the work of completion of professional master‘s in Literature (Profletras) in the Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. It aims to develop pedagogical practices of reading and textual production with the argumentative text in the virtual environment Google Docs. Furthermore, this proposal also aims to develop the habit of reading and research into a virtual environment with the use of new technologies for the formation of a critical reader, presenting new proposals for pedagogical work in the virtual environment Google Docs from textual written production of argumentative texts and to verify if these proposals may lead to the improvement of the interaction and argumentation ability and autonomy of the students. It resort to theoretical contributions of Vygotsky (2001) and Freire (2015) that spoke about learning and teaching as well as the importance of the teacher as mediator of the teaching-learning process. Besides theoretical contributions of Filé (2011), Pozo (2008), Lévy (1993, 1999) and Gómez (2015) for the relevant challenge reflections on the relations among teacher, school and internet. Autors as Bakhtin (2003), Marcuschi and Xavier (2010), Kleiman (1996), Koch (2011, 2015) and Soares (1998) has given contributions on the argument, reading and writing giving views on fundamental clarifications about complex activities that involve the act of reading and writing. About literacy and multiliteracies besides Soares (1998), there are important theorists as Coscarelli (2011, 2012), Santaella (2004, 2013) and Street (2014). The mentioned theorists greatly contributed to this proposal of intervention that has been consolidated in the methodology of participatory research and some aspects of action research based on Thiollent (1986) applied in a school of Vitória-ES. The research had the collaboration of students from the 9º grade of elementary school and teachers of different areas. The practical actions occurred through reading and textual production workshops in the virtual environment Google Docs. The investigation of the whole process occurred through permanent dialogue and exchange of experiences. At the end it was found that it is possible to develop a work of reading and writing in the virtual environment and that this provided a new motivation for our students and it has characterized a positive experience with many advances.
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