dc.contributor.advisor | Bassani, Sandra Mendes da Silva | |
dc.contributor.author | Tiradentes, Magda Simone | |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T18:02:39Z | |
dc.date.available | 2019-11-29T18:02:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | TIRADENTES, Magda Simone. Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental II. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Letras) - Programa de Pós-graduação em Educação em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000010/0000104C.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/495 | |
dc.description.abstract | RESUMO: No contexto atual das aulas de Língua Portuguesa, percebe-se uma valorização
maior de atividade escritas, em detrimento de atividades com a oralidade. A
produção de texto escrita é vista como a melhor forma de avaliar as habilidades
argumentativas e as atividades com gêneros orais da esfera argumentativa, como
debates e seminários, não são propostas com a frequência que deveriam. Deste
modo, os alunos não percebem a produção de texto oral como uma prática
efetiva. Uma vez que muitos não têm habilidades de escrita satisfatórias, deixam
de ter a oportunidade de mostrar seu poder de argumentação em contextos orais.
Partindo do pressuposto de que atividades que estimulem os alunos a expor suas
ideias por meio da oralidade podem contribuir para o desenvolvimento de
competências e habilidades argumentativas, melhorando a produção de textos
argumentativos, apresenta-se esta proposta metodológica. Trata-se de uma
sequência didática de argumentação por meio de gêneros textuais orais, com o
tema A pichação e o grafite, que foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino
Fundamental de uma escola do municipal de Serra/ES. Essa sequência didática
sugere atividades orais como forma de aprimorar as habilidades argumentativas
dos alunos e, como consequência, melhorar sua escrita. O principal gênero
investigado foi o debate, que permitiu grande interação e troca de opiniões e foi
possível verificar que os alunos, após vivenciarem as práticas com gêneros orais,
conseguiram melhorar seu desempenho na produção de textos argumentativos.
Este trabalho foi apresentado a um grupo de professores de Língua Portuguesa
do município de Serra/ES como forma de avaliação e houve grande aceitação. Os
resultados apurados no desenvolvimento da pesquisa revelaram que esta
proposta metodológica pode contribuir para com o trabalho com a oralidade e
argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In the current context of Portuguese classes, it’s noted a greater appreciation of
written activity to the detriment of activities with orality. The written text production
is seen as the best way to evaluate the argumentative abilities and activities with
oral genres of argumentative sphere as debates and seminars are not offered as
often as they should. In this way, students do not see the production of oral text as
an effective practice. Some students do not have satisfactory writing skills and
don’t have the opportunity to show his power of argument in oral contexts.
Assuming that activities that encourage students to express their ideas through
orality can contribute to the development of argumentative skills, improving the
production of texts, we present this methodological proposal. This is an
argumentation didactic sequence using oral genres, with the theme A pichação e o
Grafite, which was applied to a class of 8th grade of elementary school in
Serra/ES. This teaching sequence suggests oral activities as a way to improve the
argumentative abilities of students and, as a consequence, improve your writing.
The main genre studied was the debate, which allowed great interaction and
exchange of views and it was verified that the students, after experiencing the
practice of oral genres, were able to improve their performance in the production
of argumentative texts. This work was presented to a group of Serra’s Portuguese
teachers as a method of evaluation and there was great acceptance. The results
obtained in the research revealed that this methodological approach can
contribute to the work with the oral argument in Portuguese classes. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Gêneros orais | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica para o ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1388723271899105 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | |
dc.contributor.member | Silva, Regina Simon da | |
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