Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica para o ensino fundamental.
dissertação_mestrado
RESUMO: No contexto atual das aulas de Língua Portuguesa, percebe-se uma valorização maior de atividade escritas, em detrimento de atividades com a oralidade. A produção de texto escrita é vista como a melhor forma de avaliar as habilidades argumentativas e as atividades com gêneros orais da esfera argumentativa, como debates e seminários, não são propostas com a frequência que deveriam. Deste modo, os alunos não percebem a produção de texto oral como uma prática efetiva. Uma vez que muitos não têm habilidades de escrita satisfatórias, deixam de ter a oportunidade de mostrar seu poder de argumentação em contextos orais. Partindo do pressuposto de que atividades que estimulem os alunos a expor suas ideias por meio da oralidade podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades argumentativas, melhorando a produção de textos argumentativos, apresenta-se esta proposta metodológica. Trata-se de uma sequência didática de argumentação por meio de gêneros textuais orais, com o tema A pichação e o grafite, que foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do municipal de Serra/ES. Essa sequência didática sugere atividades orais como forma de aprimorar as habilidades argumentativas dos alunos e, como consequência, melhorar sua escrita. O principal gênero investigado foi o debate, que permitiu grande interação e troca de opiniões e foi possível verificar que os alunos, após vivenciarem as práticas com gêneros orais, conseguiram melhorar seu desempenho na produção de textos argumentativos. Este trabalho foi apresentado a um grupo de professores de Língua Portuguesa do município de Serra/ES como forma de avaliação e houve grande aceitação. Os resultados apurados no desenvolvimento da pesquisa revelaram que esta proposta metodológica pode contribuir para com o trabalho com a oralidade e argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
ABSTRACT: In the current context of Portuguese classes, it’s noted a greater appreciation of written activity to the detriment of activities with orality. The written text production is seen as the best way to evaluate the argumentative abilities and activities with oral genres of argumentative sphere as debates and seminars are not offered as often as they should. In this way, students do not see the production of oral text as an effective practice. Some students do not have satisfactory writing skills and don’t have the opportunity to show his power of argument in oral contexts. Assuming that activities that encourage students to express their ideas through orality can contribute to the development of argumentative skills, improving the production of texts, we present this methodological proposal. This is an argumentation didactic sequence using oral genres, with the theme A pichação e o Grafite, which was applied to a class of 8th grade of elementary school in Serra/ES. This teaching sequence suggests oral activities as a way to improve the argumentative abilities of students and, as a consequence, improve your writing. The main genre studied was the debate, which allowed great interaction and exchange of views and it was verified that the students, after experiencing the practice of oral genres, were able to improve their performance in the production of argumentative texts. This work was presented to a group of Serra’s Portuguese teachers as a method of evaluation and there was great acceptance. The results obtained in the research revealed that this methodological approach can contribute to the work with the oral argument in Portuguese classes.
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