Com que atributos você me define? – Um estudo sobre a imagem organizacional de uma instituição de ensino pública na perspectiva do público interno
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RESUMO: O presente estudo tem como objetivo investigar os atributos que formam a imagem organizacional do Ifes na percepção do público interno do Ifes - Campus Serra, abarcando os discentes, docentes e técnico-administrativos. Para embasar a pesquisa, foram abordados os seguintes temas: gestão da imagem, identidade, imagem e reputação organizacional, bem como temáticas relacionadas à comunicação organizacional, comunicação pública e público interno, relacionando estes temas à imagem organizacional. Metodologicamente, foi aplicado o Método de Configuração de Imagem (MCI), proposto por Schuler e De Toni (2015), abrangendo abordagens qualitativa e quantitativa. Na etapa qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas para identificar os principais atributos que formam a imagem organizacional do Ifes na perspectiva dos alunos, docentes e técnicos-administrativos. A análise de dados dessa fase se deu pela análise de conteúdo de Bardin (2016). Os termos e variáveis extraídos dessa análise foram utilizados para elaboração do questionário da próxima fase. Na fase quantitativa, o levantamento de dados foi realizado por meio de questionário, no qual mensurou-se o grau de importância e satisfação em relação aos atributos levantados na etapa anterior. Os resultados revelaram que a imagem organizacional do Campus Serra do Ifes é formada por 25 atributos, sendo alguns de cunho negativo. A imagem central é formada pelos atributos: Excelência educacional; Ambiente Agradável; Orgulho; Atividades Desenvolvidas; Ambiente Hostil; Educação Transformadora e Relações Interpessoais. Em relação às dimensões da imagem, a imagem organizacional é influenciada por atributos racionais e emocionais. Em relação ao nível de importância, todos os atributos são vistos como muito importantes pelos três públicos. Ao passo que, no nível de satisfação, são bem avaliados: na percepção dos discentes, a reputação, o orgulho, a autonomia, a formação profissional e técnica, a inovação e a tecnologia; do ponto de vista dos docentes, a reputação, o orgulho e as atividades desenvolvidas na instituição; ao passo que, para os técnicos-administrativos, somente a localização é bem avaliada.
ABSTRACT: This study aims to investigate the attributes that form the organizational image of Ifes, as perceived by the internal public of Ifes - Campus Serra, including students, faculty, and administrative staff. To support the research, the following topics were addressed: image management, identity, organizational image and reputation, as well as themes related to organizational communication, public communication, and internal public, relating how these topics influence the organizational image. Methodologically, the Image Configuration Method (ICM), proposed by Schuler and De Toni (2015), encompassing both qualitative and quantitative approaches, was applied. In the qualitative stage, data collection was carried out through structured interviews to identify the main attributes that form the organizational image of Ifes, from the perspective of students, faculty, and administrative staff. Data analysis in this phase was based on Bardin's content analysis (2016). The terms and variables extracted from this analysis were used to prepare the questionnaire for the next phase. In the quantitative phase, data collection was conducted through a questionnaire, which measured the degree of importance and satisfaction regarding the attributes identified in the previous stage. The results revealed that the organizational image of Ifes - Campus Serra is formed by 25 attributes, some of which are negative. The central image is composed of the attributes: Educational Excellence; Pleasant Environment; Pride; Developed Activities; Hostile Environment; Transformative Education; and Interpersonal Relationships. Regarding the dimensions of the image, it is influenced by rational and emotional attributes. In terms of importance, all attributes are considered very important by the three groups. In terms of satisfaction, students perceive reputation, pride, autonomy, professional and technical training, innovation, and technology as well-rated attributes. From the faculty's perspective, reputation, pride, and the activities carried out at the institution are well evaluated. For administrative staff, only the location is well evaluated.
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