dc.contributor.advisor | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.author | Souza, Amarilis Aguiar de | |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T16:01:12Z | |
dc.date.available | 2024-08-29T16:01:12Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Amarilis Aguiar de. As cantigas de calango do Caparaó na sala de aula: cultura local com epilinguagem nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4948 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho trata-se de uma investigação de estratégias para abordar os calangos e a valorização da cultura local na sala de aula, devido à importância de se conhecer e difundir o patrimônio imaterial como forma de resgatar e preservar a memória ancestral da comunidade. Nessa perspectiva, trabalhamos os calangos nos anos
finais do Ensino Fundamental, por meio de atividades que envolveram a oralidade,
leitura e produção escrita, sob uma abordagem epilinguística, proporcionando
reflexões com e sobre a língua(gem) em uso. A fim de ancorar a pesquisa a um
aporte teórico, utilizamos os linguistas Franchi (1991, 2011), Gomes (2007),
Rezende (2008, 2011) e outros autores filiados à Teoria das Operações Predicativas
ou Enunciativas – TOPE, gênese da epilinguagem. Também buscamos subsídios em
estudiosos da educação e da linguagem como Freire (1979, 1981,1992, 1994, 1996,
2000, 2001), Fávero et al. (2000), Geraldi (2003, 2004, 2015) Schneuwly e Dolz
(2011) e pesquisadores da antropologia cultural como Rezende (2009), Boas (2010),
entre outros, para evidenciar o contexto sociocultural dos estudantes e suas
peculiaridades linguísticas. Na empreitada, nosso estudo adotou os procedimentos
metodológicos de uma abordagem qualitativa, inspirando-se em aspectos da
pesquisa participante. Ao final da investigação, elaboramos um produto educacional
em forma de caderno pedagógico digital, no qual foram reunidos alguns calangos
resgatados pela pesquisa e as atividades trabalhadas nas operações de linguagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work is an investigation of strategies for addressing calangos and the
valorization of local culture in the classroom, due to the importance of knowing and
disseminating intangible heritage as a way to rescue and preserve the ancestral
memory of the community. In this perspective, we worked with calangos in the final
years of Elementary School, through activities involving orality, reading, and writing
production, under an epilinguistic approach, providing reflections with and about the
language in use. To anchor the research to a theoretical framework, we used
linguists such as Franchi (1991, 2011), Gomes (2007), Rezende (2008, 2011), and
other authors affiliated with the Theory of Predicative or Enunciative Operations –
TOPE, the genesis of epilinguistics. We also sought contributions from scholars in
education and language such as Freire (1979, 1981, 1992, 1994, 1996, 2000, 2001),
Fávero et al. (2000), Geraldi (2003, 2004, 2015), Schneuwly and Dolz (2011), and
researchers in cultural anthropology such as Rezende (2009), Boas (2010), among
others, to highlight the socio-cultural context of the students and their linguistic
peculiarities. In this endeavor, our study adopted methodological procedures of a
qualitative approach, drawing inspiration from aspects of participatory research. At
the end of the investigation, we developed an educational product in the form of a
digital pedagogical notebook, in which some "calangos" rescued by the research and
the activities worked on in language operations were gathered. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.format.extent | 160 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Cantigas e rodas infantis - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Escrita - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Calango | pt_BR |
dc.subject | Epilinguagem | pt_BR |
dc.title | As cantigas de calango do Caparaó na sala de aula : cultura local com epilinguagem nos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | I - Estudos da Linguagem e Prática Social | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Silva, Lucas dos Passos e | |
dc.contributor.member | Fonte, Sandra Soares Della | |
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