As cantigas de calango do Caparaó na sala de aula : cultura local com epilinguagem nos anos finais do ensino fundamental.

Souza, Amarilis Aguiar de (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho trata-se de uma investigação de estratégias para abordar os calangos e a valorização da cultura local na sala de aula, devido à importância de se conhecer e difundir o patrimônio imaterial como forma de resgatar e preservar a memória ancestral da comunidade. Nessa perspectiva, trabalhamos os calangos nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de atividades que envolveram a oralidade, leitura e produção escrita, sob uma abordagem epilinguística, proporcionando reflexões com e sobre a língua(gem) em uso. A fim de ancorar a pesquisa a um aporte teórico, utilizamos os linguistas Franchi (1991, 2011), Gomes (2007), Rezende (2008, 2011) e outros autores filiados à Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas – TOPE, gênese da epilinguagem. Também buscamos subsídios em estudiosos da educação e da linguagem como Freire (1979, 1981,1992, 1994, 1996, 2000, 2001), Fávero et al. (2000), Geraldi (2003, 2004, 2015) Schneuwly e Dolz (2011) e pesquisadores da antropologia cultural como Rezende (2009), Boas (2010), entre outros, para evidenciar o contexto sociocultural dos estudantes e suas peculiaridades linguísticas. Na empreitada, nosso estudo adotou os procedimentos metodológicos de uma abordagem qualitativa, inspirando-se em aspectos da pesquisa participante. Ao final da investigação, elaboramos um produto educacional em forma de caderno pedagógico digital, no qual foram reunidos alguns calangos resgatados pela pesquisa e as atividades trabalhadas nas operações de linguagem.

ABSTRACT: This work is an investigation of strategies for addressing calangos and the valorization of local culture in the classroom, due to the importance of knowing and disseminating intangible heritage as a way to rescue and preserve the ancestral memory of the community. In this perspective, we worked with calangos in the final years of Elementary School, through activities involving orality, reading, and writing production, under an epilinguistic approach, providing reflections with and about the language in use. To anchor the research to a theoretical framework, we used linguists such as Franchi (1991, 2011), Gomes (2007), Rezende (2008, 2011), and other authors affiliated with the Theory of Predicative or Enunciative Operations – TOPE, the genesis of epilinguistics. We also sought contributions from scholars in education and language such as Freire (1979, 1981, 1992, 1994, 1996, 2000, 2001), Fávero et al. (2000), Geraldi (2003, 2004, 2015), Schneuwly and Dolz (2011), and researchers in cultural anthropology such as Rezende (2009), Boas (2010), among others, to highlight the socio-cultural context of the students and their linguistic peculiarities. In this endeavor, our study adopted methodological procedures of a qualitative approach, drawing inspiration from aspects of participatory research. At the end of the investigation, we developed an educational product in the form of a digital pedagogical notebook, in which some "calangos" rescued by the research and the activities worked on in language operations were gathered.