Show simple item record

A aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em geografia: relatos de experiência e breves reflexões

dc.contributor.advisorSilva, Hedeone Heidmam da
dc.contributor.authorTartaglia, Joelaine Sampaio Rodrigues
dc.date.accessioned2024-08-28T18:30:19Z
dc.date.available2024-08-28T18:30:19Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.citationTartaglia, Joelaine Sampaio Rodrigues. A aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em geografia: relatos de experiência e breves reflexões. 2023. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Nova Venécia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4947
dc.description.abstractA aula de campo é uma prática metodológica que contribui para o processo de ensino e aprendizagem como forma de consolidar a teoria. O contato com a realidade possibilita maior compreensão sobre o fenômeno estudado, desenvolvendo um olhar mais reflexivo em relação ao espaço geográfico vivido. É uma prática que desperta e estimula o conhecimento, permitindo a interação com o meio e com as pessoas. A disciplina de Geografia se revela enriquecedora, com temáticas envolventes que buscam compreender e analisar o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio, em que ambos apresentam constante dinamismo. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a importância da aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Apresentando experiências realizadas em uma escola pública e uma privada, durante a pandemia imposta pela COVID-19 e pós pandemia, onde foram encontrados nesses espaços períodos desafiadores e com isso, foi necessário ressignificar a prática pedagógica. As turmas, conteúdos, abordagens e ambientes potenciais selecionados foram diversificados, de acordo com suas demandas e especificidades, contemplando a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Fundamental Anos Finais nos municípios de Conceição da Barra - ES e São Mateus - ES por meio de aulas realizadas de forma interdisciplinar, reconhecendo e valorizando os espaços de pertencimento dos estudantes. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam o quanto a aula de campo é importante no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o estudante e professor que aprendem, vivenciam juntos, explorando as diversas possibilidades e potencialidades proporcionadas pela aula de campo.pt_BR
dc.format.extent103pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleA aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em geografia: relatos de experiência e breves reflexõespt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localNova Venéciapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.contributor.memberSilva, Mariana Brugger
dc.contributor.memberTrevizani, Eglieni


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record