dc.contributor.advisor | Silva, Hedeone Heidmam da | |
dc.contributor.author | Tartaglia, Joelaine Sampaio Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T18:30:19Z | |
dc.date.available | 2024-08-28T18:30:19Z | |
dc.date.issued | 2023-12-19 | |
dc.identifier.citation | Tartaglia, Joelaine Sampaio Rodrigues. A aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em geografia: relatos de experiência e breves reflexões. 2023. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Nova Venécia, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4947 | |
dc.description.abstract | A aula de campo é uma prática metodológica que contribui para o processo de ensino e aprendizagem como forma de consolidar a teoria. O contato com a realidade possibilita maior compreensão sobre o fenômeno estudado, desenvolvendo um olhar mais reflexivo em relação ao espaço geográfico vivido. É uma prática que desperta e estimula o conhecimento, permitindo a interação com o meio e com as pessoas. A disciplina de Geografia se revela enriquecedora, com temáticas envolventes que buscam compreender e analisar o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio, em que ambos apresentam constante dinamismo. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a importância da aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Apresentando experiências realizadas em uma escola pública e uma privada, durante a pandemia imposta pela COVID-19 e pós pandemia, onde foram encontrados nesses espaços períodos desafiadores e com isso, foi necessário ressignificar a prática pedagógica. As turmas, conteúdos, abordagens e ambientes potenciais selecionados foram diversificados, de acordo com suas demandas e especificidades, contemplando a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Fundamental Anos Finais nos municípios de Conceição da Barra - ES e São Mateus - ES por meio de aulas realizadas de forma interdisciplinar, reconhecendo e valorizando os espaços de pertencimento dos estudantes. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam o quanto a aula de campo é importante no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o estudante e professor que aprendem, vivenciam juntos, explorando as diversas possibilidades e potencialidades proporcionadas pela aula de campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 103 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | A aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em geografia: relatos de experiência e breves reflexões | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Nova Venécia | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
dc.contributor.member | Silva, Mariana Brugger | |
dc.contributor.member | Trevizani, Eglieni | |
Redes Sociais