A aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em geografia: relatos de experiência e breves reflexões

Tartaglia, Joelaine Sampaio Rodrigues (2023-12-19)

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A aula de campo é uma prática metodológica que contribui para o processo de ensino e aprendizagem como forma de consolidar a teoria. O contato com a realidade possibilita maior compreensão sobre o fenômeno estudado, desenvolvendo um olhar mais reflexivo em relação ao espaço geográfico vivido. É uma prática que desperta e estimula o conhecimento, permitindo a interação com o meio e com as pessoas. A disciplina de Geografia se revela enriquecedora, com temáticas envolventes que buscam compreender e analisar o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio, em que ambos apresentam constante dinamismo. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a importância da aula de campo como possibilidade metodológica no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Apresentando experiências realizadas em uma escola pública e uma privada, durante a pandemia imposta pela COVID-19 e pós pandemia, onde foram encontrados nesses espaços períodos desafiadores e com isso, foi necessário ressignificar a prática pedagógica. As turmas, conteúdos, abordagens e ambientes potenciais selecionados foram diversificados, de acordo com suas demandas e especificidades, contemplando a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Fundamental Anos Finais nos municípios de Conceição da Barra - ES e São Mateus - ES por meio de aulas realizadas de forma interdisciplinar, reconhecendo e valorizando os espaços de pertencimento dos estudantes. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam o quanto a aula de campo é importante no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o estudante e professor que aprendem, vivenciam juntos, explorando as diversas possibilidades e potencialidades proporcionadas pela aula de campo.


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