Show simple item record

UM CONCEPT STUDY EM UMA TURMA DE 6° ANO: INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO

dc.contributor.advisorPaiva, Maria Auxiliadora
dc.contributor.authorCezar, Simone
dc.date.accessioned2024-08-28T13:10:23Z
dc.date.available2024-08-28T13:10:23Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationVer Concept Studypt_BR
dc.identifier.isbnISBN: 978-85-8263-8415
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4943
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado está inserida na linha de práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e articulada às ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo (Gepem-ES). Destacamos que todo processo de pesquisa e aplicação da prática ocorreu no período pandêmico e pós-pandêmico. O estudo de natureza qualitativa tem por objetivo investigar uma prática em sala de aula estruturada na metodologia do Concept Study. No decorrer da pesquisa, partimos de problematizações iniciais relacionadas às ideias de frações, a fim de desencadear discussões e reflexões coletivas, propiciando a (re)significação do conceito de fração. Enfatizamos o processo coletivo de investigação do conceito de fração, de forma que os significados matemáticos atribuídos pelos alunos e o contexto no qual eles estão inseridos fossem valorizados. O produto educacional aplicado e analisado nesta pesquisa se apresenta, após reformulação, por meio de um e-book, retratando a prática pedagógica desenvolvida durante a pesquisa embasada no Concept Study. Esperamos que outros profissionais da educação possam se apoiar na prática pesquisada, como possibilidade de uma investigação do conceito de fração com alunos, valorizando os saberes que emergem na coletividade da sala de aula. Enfatizamos que esta metodologia poderá ser utilizada no ensino de outros conceitos emergentes da ação docente.pt_BR
dc.format.extent103 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Fração. Investigação de Conceito. Reflexões coletivas. Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleUM CONCEPT STUDY EM UMA TURMA DE 6° ANO: INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃOpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.local, Serrapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4806952167187152pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.36524/9788582638415pt_BR
dc.identifier.capes9788582638415pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educacionaispt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2158519313210506pt_BR
ifes.course.underposgraduateEDUCIMAT
dc.contributor.memberFreitas, Rony
dc.contributor.memberBarbosa, Jonei
dc.contributor.memberAmado, Manuella
dc.contributor.memberPaiva, Maria Auxiliadora
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9862074Xpt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8408494362639642pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2405-0320pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9044-3109pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2713-1345pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record