dc.contributor.advisor | Paiva, Maria Auxiliadora | |
dc.contributor.author | Cezar, Simone | |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T13:10:23Z | |
dc.date.available | 2024-08-28T13:10:23Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Ver Concept Study | pt_BR |
dc.identifier.isbn | ISBN: 978-85-8263-8415 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4943 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado está inserida na linha de práticas pedagógicas e recursos
didáticos no contexto da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em
Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e
articulada às ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática do
Espírito Santo (Gepem-ES). Destacamos que todo processo de pesquisa e aplicação
da prática ocorreu no período pandêmico e pós-pandêmico. O estudo de natureza
qualitativa tem por objetivo investigar uma prática em sala de aula estruturada na
metodologia do Concept Study. No decorrer da pesquisa, partimos de
problematizações iniciais relacionadas às ideias de frações, a fim de desencadear
discussões e reflexões coletivas, propiciando a (re)significação do conceito de fração.
Enfatizamos o processo coletivo de investigação do conceito de fração, de forma que
os significados matemáticos atribuídos pelos alunos e o contexto no qual eles estão
inseridos fossem valorizados. O produto educacional aplicado e analisado nesta
pesquisa se apresenta, após reformulação, por meio de um e-book, retratando a
prática pedagógica desenvolvida durante a pesquisa embasada no Concept Study.
Esperamos que outros profissionais da educação possam se apoiar na prática
pesquisada, como possibilidade de uma investigação do conceito de fração com
alunos, valorizando os saberes que emergem na coletividade da sala de aula.
Enfatizamos que esta metodologia poderá ser utilizada no ensino de outros conceitos emergentes da ação docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 103 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Fração. Investigação de Conceito. Reflexões coletivas. Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | UM CONCEPT STUDY EM UMA TURMA DE 6° ANO: INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | , Serra | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4806952167187152 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.36524/9788582638415 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 9788582638415 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas Educacionais | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2158519313210506 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | EDUCIMAT | |
dc.contributor.member | Freitas, Rony | |
dc.contributor.member | Barbosa, Jonei | |
dc.contributor.member | Amado, Manuella | |
dc.contributor.member | Paiva, Maria Auxiliadora | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9862074X | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8408494362639642 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2405-0320 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9044-3109 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2713-1345 | pt_BR |
Redes Sociais