Show simple item record

Baixo rendimento acadêmico no ensino superior: sucesso e fracasso escolar para estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo

dc.contributor.advisorNascimento, Crisóstomo Lima do
dc.contributor.authorSilva, Odacyr Roberth Moura da
dc.date.accessioned2024-08-28T11:00:38Z
dc.date.available2024-08-28T11:00:38Z
dc.date.issued2024-07
dc.identifier.citationSILVA, Odacyr Roberth Moura da. Baixo rendimento acadêmico no ensino superior: Sucesso e fracasso escolar para estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo. 2024. 213 f. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4941
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar o fenômeno da reprovação em massa no curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo e propor a criação de uma cartilha para formação de professores da rede. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os docentes, coordenação e discentes das 3 disciplinas com maior índice de reprovação do curso, observação participante e aplicação de questionário usando a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), participando 39 discentes de Álgebra Linear, 26 de Algoritmos e Estrutura de Dados e 37 de Fundamentos da Mecânica Clássica. Os dados referentes às evocações foram tratados com o auxílio do software openEVOC. A observação e as entrevistas foram categorizadas conforme a Análise de Conteúdo de Bardin e discutidas à luz da abordagem histórico-cultural. Após realizada a transcrição das entrevistas, todas as unidades de registro que versavam sobre o tema “circunstâncias que interferem no processo de aprendizagem” foram classificadas inicialmente em 52 grupos que, em uma segunda etapa de classificação resultaram em quatro macro categorias: Desafios Pessoais, Desafios Familiares e Sociais, Desafios Técnicos, Desafios Institucionais. Enquanto no discurso dos docentes a reprovação em massa está mais relacionada a condições externas como falta de base, pouco engajamento dos estudantes na disciplina, psicológico adoecido e amadurecimento ainda não adquirido na transição do ensino médio para o ensino superior, no discurso dos estudantes ela se dá principalmente por uma aula que não se entende, por uma avaliação que se cobra além da conta e por uma postura hierarquizante pouco humanizada do professor. Fatores externos foram apontados tanto por professores quanto por estudantes tais como a pandemia, conciliação de trabalho e estudo e problemas econômicos e logísticos. Porém, foi possível perceber que estes fatores por si só não produzem um bom ou um mau aprendizado, mas que funcionam como potencializador ou inibidor das práticas de sala de aula. Deste modo, a qualidade da mediação elaborada pelo docente no processo de ensinagem e aprendizagem revelou-se como uma das maiores corresponsáveis pela aprovação ou reprovação do estudante.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the phenomenon of mass failure in the Mechanical Engineering course at the Federal Institute of Espírito Santo and to propose the creation of a booklet to train teachers in the network. The data was collected through participant observation, the application of a questionnaire using the Free Word Association Technique (FWA) and semi-structured interviews with teachers, coordinators and students from the three subjects with the highest failure rates on the course: 39 students from Linear Algebra, 26 from Algorithms and Data Structure and 37 from Fundamentals of Classical Mechanics. The data on evocations was processed using openEVOC software. The observation and interviews were categorized according to Bardin's Content Analysis Bardin's Content Analysis and discussed in the light of the cultural-historical approach. After transcribing the interviews, all the recording units on the subject of "circumstances that interfere with the learning process" were initially classified into 52 groups which, in a second classification stage, resulted in four macro categories: Personal Challenges, Family and Social Challenges, Technical Challenges and Institutional Challenges. While in the teachers' discourse mass failure is more related to external conditions such as lack of grounding, low student engagement in the subject, psychological illness and maturity not yet acquired in the transition from high school to higher education, in the students' discourse it is mainly due to a lesson that is not understood, an assessment that is overcharged, a hierarchical attitude that is not very humanized on the part of the teacher. External factors were mentioned by both teachers and students, such as the pandemic, reconciling work and study or economic and logistical problems. However, it was possible to see that these factors alone do not produce good or bad learning, but rather act as an enhancer or inhibitor of classroom practices. In this way, it emerged that the quality of the mediation carried out by the teacher in the teaching and learning process is one of the main factors responsible for the student's success or failure.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.format.extent213 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.titleBaixo rendimento acadêmico no ensino superior: sucesso e fracasso escolar para estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.typetese_doutoradopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Cristiana Barcelos da
dc.publisher.localCampos dos Goytacazespt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiropt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidad de Almeríapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6131978980651967pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Aracruzpt_BR
dc.identifier.capes31033016011P8pt_BR
dc.contributor.memberJiménez, Luis Ortiz
dc.contributor.memberGomes, Jorge Luíz Clemente
dc.contributor.memberLima, Jacqueline de Cassina Pinheiro
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Cognição e Linguagempt_BR
dc.degree.researchAreaPesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informaçãopt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4998-6347pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record