dc.contributor.advisor | Nascimento, Crisóstomo Lima do | |
dc.contributor.author | Silva, Odacyr Roberth Moura da | |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T11:00:38Z | |
dc.date.available | 2024-08-28T11:00:38Z | |
dc.date.issued | 2024-07 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Odacyr Roberth Moura da. Baixo rendimento acadêmico no ensino superior: Sucesso e fracasso escolar para estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo. 2024. 213 f. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4941 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar o fenômeno da reprovação em massa no curso
de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo e propor a criação de
uma cartilha para formação de professores da rede. Os dados foram coletados por
meio de entrevista semiestruturada com os docentes, coordenação e discentes das 3
disciplinas com maior índice de reprovação do curso, observação participante e
aplicação de questionário usando a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP),
participando 39 discentes de Álgebra Linear, 26 de Algoritmos e Estrutura de Dados e
37 de Fundamentos da Mecânica Clássica. Os dados referentes às evocações foram
tratados com o auxílio do software openEVOC. A observação e as entrevistas foram
categorizadas conforme a Análise de Conteúdo de Bardin e discutidas à luz da
abordagem histórico-cultural. Após realizada a transcrição das entrevistas, todas as
unidades de registro que versavam sobre o tema “circunstâncias que interferem no
processo de aprendizagem” foram classificadas inicialmente em 52 grupos que, em
uma segunda etapa de classificação resultaram em quatro macro categorias:
Desafios Pessoais, Desafios Familiares e Sociais, Desafios Técnicos, Desafios
Institucionais. Enquanto no discurso dos docentes a reprovação em massa está mais
relacionada a condições externas como falta de base, pouco engajamento dos
estudantes na disciplina, psicológico adoecido e amadurecimento ainda não
adquirido na transição do ensino médio para o ensino superior, no discurso dos
estudantes ela se dá principalmente por uma aula que não se entende, por uma
avaliação que se cobra além da conta e por uma postura hierarquizante pouco
humanizada do professor. Fatores externos foram apontados tanto por professores
quanto por estudantes tais como a pandemia, conciliação de trabalho e estudo e
problemas econômicos e logísticos. Porém, foi possível perceber que estes fatores
por si só não produzem um bom ou um mau aprendizado, mas que funcionam como
potencializador ou inibidor das práticas de sala de aula. Deste modo, a qualidade da
mediação elaborada pelo docente no processo de ensinagem e aprendizagem
revelou-se como uma das maiores corresponsáveis pela aprovação ou reprovação do
estudante. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study was to analyze the phenomenon of mass failure in the
Mechanical Engineering course at the Federal Institute of Espírito Santo and to
propose the creation of a booklet to train teachers in the network. The data was
collected through participant observation, the application of a questionnaire using the
Free Word Association Technique (FWA) and semi-structured interviews with
teachers, coordinators and students from the three subjects with the highest failure
rates on the course: 39 students from Linear Algebra, 26 from Algorithms and Data
Structure and 37 from Fundamentals of Classical Mechanics. The data on evocations
was processed using openEVOC software. The observation and interviews were
categorized according to Bardin's Content Analysis Bardin's Content Analysis and
discussed in the light of the cultural-historical approach. After transcribing the
interviews, all the recording units on the subject of "circumstances that interfere with
the learning process" were initially classified into 52 groups which, in a second
classification stage, resulted in four macro categories: Personal Challenges, Family
and Social Challenges, Technical Challenges and Institutional Challenges. While in
the teachers' discourse mass failure is more related to external conditions such as
lack of grounding, low student engagement in the subject, psychological illness and
maturity not yet acquired in the transition from high school to higher education, in the
students' discourse it is mainly due to a lesson that is not understood, an assessment
that is overcharged, a hierarchical attitude that is not very humanized on the part of
the teacher. External factors were mentioned by both teachers and students, such as
the pandemic, reconciling work and study or economic and logistical problems.
However, it was possible to see that these factors alone do not produce good or bad
learning, but rather act as an enhancer or inhibitor of classroom practices. In this way,
it emerged that the quality of the mediation carried out by the teacher in the teaching
and learning process is one of the main factors responsible for the student's success
or failure. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.format.extent | 213 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Reprovação | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.title | Baixo rendimento acadêmico no ensino superior: sucesso e fracasso escolar para estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.type | tese_doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Cristiana Barcelos da | |
dc.publisher.local | Campos dos Goytacazes | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidad de Almería | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6131978980651967 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Aracruz | pt_BR |
dc.identifier.capes | 31033016011P8 | pt_BR |
dc.contributor.member | Jiménez, Luis Ortiz | |
dc.contributor.member | Gomes, Jorge Luíz Clemente | |
dc.contributor.member | Lima, Jacqueline de Cassina Pinheiro | |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem | pt_BR |
dc.degree.researchArea | Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação | pt_BR |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4998-6347 | pt_BR |
Redes Sociais