Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através dos contos de mistério

Cardozo, Jacimara Ribeiro Merizio (2016)

dissertação_mestrado

RESUMO: Em um contexto de fracasso escolar quanto à leitura e à escrita de textos nas instituições públicas de ensino, é necessária a ressignificação das práticas de produção e de interpretação de texto na escola. Esta dissertação é uma pesquisa-ação que prima por essa necessidade educacional. É um produto do Mestrado Profissional em Letras, Profletras, acerca da prática de produção de texto, com os alunos do Ensino Fundamental II (6° e 7° anos), de uma escola pública do município de Cariacica, ES. Mediante a situação-problema da prática solitária da produção de texto no espaço escolar, contextualizada com a ênfase unicamente no signo linguístico palavra, o objetivo da pesquisa é analisar as experiências de produções coletivas e colaborativas, inseridas no ambiente de hipermídia, pela construção hipertextual e através dos contos de mistério. A pesquisa foi aplicada no período de agosto de 2015 a junho de 2016. As atividades, em forma de oficinas, foram analisadas à luz da semiótica de Peirce, do dialogismo de Bakhtin e da inteligência coletiva de Pierre Lévy. Observou-se como seria uma experiência de produção de um hipertexto coletivo, que empregasse outros signos para além das palavras, sob o processo de investigação do gênero textual conto de mistério. Após a criação do hiperconto de mistério feito pelos alunos, confirmou-se a hipótese inicial da pesquisa de que as matrizes da linguagem (o som, a imagem e a palavra) potencializam a complexidade da narrativa inserida no ambiente de hipermídia, além de oferecerem um suporte para evidenciar as realidades e atitudes dos educandos no processo criativo. Constatou-se a diversidade de gostos de ritmos musicais, inseridos nessa produção, dos pesquisados e como eles se posicionam perante sua música preferida e como menosprezam a preferência dos outros colegas. Pelas leituras coletivas sobre os contos de mistérios, viu-se como o olhar do outro (aluno) interfere na criação de diversos signos produzidos na mente do educando a partir do signo inserido no texto e como isso enriquece a vivência da interpretação colaborativa da história. Para concretizar e multiplicar as experiências de leitura do conto estudado durante as oficinas, “A sociedade dos ruivos”, um jogo pedagógico foi criado pelos alunos com o objetivo de simular essa história retratada, vivenciando e recriando os elementos do conto de mistério. A proposta de intervenção foi registrada sequencialmente em um blog e também em um Caderno pedagógico de apresentação adaptado para o professor que desejar aplicar essa experiência, inovando e acrescentando os detalhes de sua realidade escolar.

ABSTRACT: In a context of school failure as reading and writing texts in public education, the reframing of production practices and interpretation of texts in schools is necessary. This dissertation is a research-action which looks for this educational need. It is a Professional Master product Letters, Profletras, about the text production practice with the students of an Elementary Public School II (6th and 7th grade), in the city of Cariacica, ES. Through the problematic situation of solitary practice of text productions at school, contextualized with the emphasis solely on linguistic word sign, the objective of the research is to analyze the practices of collective and collaborative productions, inserted in the hypermedia environment, the hypertextual construction and through the mystery tales. The survey was conducted from 2015, August to 2016, June. The activities, as workshops, were analyzed in the base of Peirce's semiotics (2003), the dialogism Bakhtin (1992) and the collective intelligence of Lévy (2014). It was observed as it would be a collective hypertext production experience, which employs other signs beyond words, under the research process genre mystery story. After the creation of the hiperconto mystery produced by the students, it has confirmed the initial hypothesis that the headquarters of the language (sound, image and word) potentiate the complexity of embedded narrative in hypermedia environment, besides offering one support to highlight the realities and attitudes of the students in the creative process. The diversity of tastes of musical rhythms has been found and inserted in this production, surveyed as they stand before their favorite music and how they downplay the other colleagues preference. By group readings of the mystery tales, it was seen how the look of the other (student) interferes in the creation of several signs produced in the mind of the student from the sign inserted in the text and how it enriches the experience of collaborative interpretation of the history. To realize and multiply the collective readings of the tale studied during the workshops, "The society of redheads", an educational game was created by students in order to simulate this story depicted, living and recreating the elements of the mystery story. The proposed intervention was recorded sequentially on a blog and in a Pedagogical notebook presentation adapted to the teacher that decides to apply this proposal, by innovating and adding the details of his/her school reality.