Show simple item record

Os direitos humanos com operações de linguagem

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorSilva, Maycon Pereira
dc.date.accessioned2024-08-27T19:56:44Z
dc.date.available2024-08-27T19:56:44Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSILVA, Maycon Pereira. Os direitos humanos com operações de linguagem. 2024. 23 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Letras-Português EaD) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4939
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo apresenta uma pratica de educação em direitos humanos, utilizando a pedagogia libertadora e a abordagem epilinguística, com aplicação em sala de aula de uma escola pública. Ancorada em Freire, Franchi e outros teóricos, a atividade utilizou dois textos para demonstrar a possibilidade de se trabalhar a violação de direitos com uma abordagem pautada na compreensão crítica e na alteridade frente a realidade social retratada. Por meio das operaçoes de linguagem os alunos puderam exercitar o colocar-se no lugar do outro e aprender a enxergar um mesmo fato sob diversas perspectivas. Os resultados demonstram que essa abordagem fundamentada no dialogismo e na problematização é eficaz para a formação de cidadãos conscientes e capazes de questionar as estruturas sociais que perpetuam violações de direitos humanos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This article presents a practice of human rights education, using liberating pedagogy and the epilinguistic approach, with application in the classroom of a public school. Anchored in Freire, Franchi and other theorists, the activity used two texts to demonstrate the possibility of working on the violation of rights with an approach based on critical understanding and alterity in the face of the social reality portrayed. Through language operations, students were able to practice putting themselves in someone else's shoes and learn to see the same fact from different perspectives. The results demonstrate that this approach based on dialogism and problematization is effective in forming conscious citizens capable of questioning the social structures that perpetuate human rights violations.pt_BR
dc.format.extent23 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEpilinguagempt_BR
dc.subjectPedagogia freirianapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleOs direitos humanos com operações de linguagempt_BR
dc.title.alternativeHuman rights with language operationspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras-Português
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberCastro, Mayelli Caldas de
dc.contributor.memberSantos, Wander Luiz Pereira dos


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record