Os direitos humanos com operações de linguagem
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RESUMO: Este artigo apresenta uma pratica de educação em direitos humanos, utilizando a pedagogia libertadora e a abordagem epilinguística, com aplicação em sala de aula de uma escola pública. Ancorada em Freire, Franchi e outros teóricos, a atividade utilizou dois textos para demonstrar a possibilidade de se trabalhar a violação de direitos com uma abordagem pautada na compreensão crítica e na alteridade frente a realidade social retratada. Por meio das operaçoes de linguagem os alunos puderam exercitar o colocar-se no lugar do outro e aprender a enxergar um mesmo fato sob diversas perspectivas. Os resultados demonstram que essa abordagem fundamentada no dialogismo e na problematização é eficaz para a formação de cidadãos conscientes e capazes de questionar as estruturas sociais que perpetuam violações de direitos humanos.
ABSTRACT: This article presents a practice of human rights education, using liberating pedagogy and the epilinguistic approach, with application in the classroom of a public school. Anchored in Freire, Franchi and other theorists, the activity used two texts to demonstrate the possibility of working on the violation of rights with an approach based on critical understanding and alterity in the face of the social reality portrayed. Through language operations, students were able to practice putting themselves in someone else's shoes and learn to see the same fact from different perspectives. The results demonstrate that this approach based on dialogism and problematization is effective in forming conscious citizens capable of questioning the social structures that perpetuate human rights violations.
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