dc.contributor.advisor | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.author | Araujo, Johnne Petterson de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T16:27:54Z | |
dc.date.available | 2024-08-27T16:27:54Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | Araujo, Johnne Petterson de Sousa. Formação continuada em geografia: desafios no contexto digital. 2024. 42 f. TCC (Especialização) Instituto Federal do Espírito Santo, Cefor, Pós Graduação Lato Sensu em Informática na Educação, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4937 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é examinar o impacto da formação continuada dos professores de
Geografia, destacando a integração das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem
do novo ensino médio. Uma análise sucinta da prática de ensino de Geografia no contexto
brasileiro é conduzida com o propósito específico de avaliar como a formação continuada dos
professores influencia positivamente suas abordagens pedagógicas, com ênfase no contexto
digital nas novas praticas pedagogicas no novo ensino médio. A pesquisa adota uma
abordagem qualitativa, incluindo a realização de pesquisas de campo através de questionários.
O foco está em identificar os desafios enfrentados pelos professores de Geografia no novo
ensino médio, especialmente no ambiente que requer a utilização de tecnologias em suas
praticas. Também busca-se analisar a interação entre a formação docente e as tecnologias,
examinando como a formação inicial dos licenciados em Geografia influencia a adoção de
novas tecnologias no ensino. Além disso, o estudo propõe sugestões para aprimorar a prática
docente, oferecendo recomendações específicas para dinamizar o ensino de Geografia no
contexto do ensino médio a distância. Isso implica compreender como a capacitação
continuada dos professores impacta na utilização efetiva dessas ferramentas, permitindo-lhes
construir e reconstruir uma abordagem escolar significativa para o ensino da Geografia. Tais
sugestões têm como objetivo otimizar o processo de ensino-aprendizagem e enfrentar os
desafios contemporâneos presentes na educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino – meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Formação Continuada Geografia Desafios Contexto Digital | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/3541902868372066 | pt_BR |
dc.contributor.member | Neves, Bianca Pereira das | |
dc.contributor.member | Marques, Aline Mattos de Souza | |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7708-4597 | pt_BR |
Redes Sociais