O lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental

Dilem, Giovana Pessini (2016)

dissertação_mestrado

RESUMO: A pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O pressuposto que rege as análises é que coadunar textos líricos às novas tecnologias digitais é fator preponderante na formação de leitores com capacidade e sensibilidade expandidas para lerem, compreenderem o que leem e interferirem produtivamente no meio em que vivem. Aborda o contato prazeroso com a poesia, como instrumento fundamental para o aprendizado e encantamento do aluno para com a leitura. Discute as perspectivas da formação de um leitor profícuo, assumindo que as novas tecnologias digitais, que seduzem os sujeitos na contemporaneidade, devem ser utilizadas na escola para veicular avanços numa perspectiva emancipatória. Confronta os objetivos do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar Único Estadual com o papel das novas tecnologias no auxílio à formação do leitor na contemporaneidade. Os eixos teóricos que estruturam a discussão e fortalecem a investigação sobre o texto poético e as tecnologias digitais identificam e analisam a importância desses gêneros referentes à multiplicidade de semioses e ao apelo sensorial que oferecem e enfatizam problemáticas relacionadas a não absorção do lírico e do digital pela escola. O trabalho apresenta a utilização das novas tecnologias, que seduzem os alunos com recursos multissensoriais, e a apropriação do texto poético em toda sua dimensão plurissignificativa, como grandes aliados na expansão da capacidade leitora e reflexiva do aluno. Para tanto, alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, interagem com a poesia e com o ambiente virtual. Utilizando, para isso, recursos tecnológicos disponíveis em dispositivos eletrônicos para criação de vídeos para computador e smartphone, a serem compartilhados em mídias sociais.

ABSTRACT: This research analyzes the use of new digital technologies and the literary text of the lyrical genre in the formation of the contemporary reader, at the very start of the elementary school of basic education, second cycle. The assumption that governs the analyses is that consistent lyrical texts to new digital technologies is a preponderant factor in the formation of readers with expanded capacity and sensitivity to read and understanding what they read and interfere productively in the environment in which they live in. It discusses the pleasurable contact with poetry, as a fundamental instrument for learning and enchantment of the student to read and discusses the prospects of the formation of a prolific reader, assuming that the new digital technologies, which seduce the subject in contemporary times, should be used in school to serve in an emancipatory perspective advances. It confronts the Pedagogical political project goals and the rules of procedure State only School with role of new technologies in the teaching of reading aid. The theoretical axes to structure the discussion and strengthen research on the poetic text and digital technologies that identify and analyze the importance of these genres related to the multiplicity of semioses and sensory appeal that offer and emphasize related issues not lyric and absorption of the digital school. The work features use of new technologies, that lure students with multi-sensorial resources, and ownership of the poetic text in all its plurissignificativa dimension, as major allies in reader and reflective capacity expansion of the student. To this end, students in the second cycle of elementary school, interact with poetry and with the virtual environment. Using this technological resources available in electronic devices for creating videos to computer and smartphone, to be shared in social media.