dc.contributor.advisor | Delmaschio, Andréia Penha | |
dc.contributor.author | Silva, Josiani Louzada da | |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T14:07:10Z | |
dc.date.available | 2019-11-29T14:07:10Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Josiani Louzada da. A poesia na sala de aula e a formação do leitor. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016 Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000011/000011B1.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/492 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho propõe um estudo de poesia, enquanto um gênero textual capaz de
possibilitar a vivência de muitas e grandes experiências, pelo seu caráter instigante
e desafiador, que provoca o leitor a fazer um exercício de descobertas e
ressignificações. O objetivo é abordar a importância do trabalho com esse gênero
textual em sala de aula, o qual não tem sido considerado relevante como recurso
para a formação intelectual, cultural e política do aluno. Com base em Aristóteles,
Octavio Paz e Massaud Moisés, apresenta-se o texto poético como uma obra
inacabada, que está sempre pronta a ser interpretada e reinterpretada por novos
leitores. O trabalho discute o papel relevante do professor na formação de leitores
reflexivos e a importância da poesia na escola, não como pretexto para qualquer
atividade, mas a fim de contribuir para a formação crítica e cultural do aluno. Neste
sentido, procurou-se apresentar uma proposta de leitura significativa de poemas
através de discussão e compreensão, destacando a relação com o texto entre o
leitor e sua realidade. Buscou-se desenvolver atividades diversificadas e prazerosas
envolvendo música, arte e teatro, objetivando favorecer a aproximação do texto
literário com o educando. A ideia foi potencializar no aluno (leitor) a habilidade para
sentir a poesia e instigá-lo à leitura e ao domínio dos discursos que o cercam na
sociedade. Dessa forma, percebe-se a importância de se resgatar o trabalho com
poesia dentro de sala de aula e comprova-se a contribuição desse gênero textual
para a formação global do sujeito enquanto agente social, político e cultural. As
atividades desenvolvidas estão registradas no blog Poesias na sala de aula, que é
parte complementar deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work proposes a poetry study, a text genre that creates possibilities to live
multiple and great experiences, due to its instigating and challenging aspect, which
provokes the reader to exercise discoveries and to reframe. The objective is to
approach the importance of working in classrooms with this text genre, which hasn’t
been considered relevant as a resource for the intellectual, cultural and political
formation of students. Based on Aristotle, Octavio Paz and Massaud Moisés, the
poetic text is presented as an unfinished work, always ready to be interpreted and
reinterpreted by new readers. This work discusses the relevant role of teachers in the
formation of reflective readers and the importance of poetry in schools, not as a
pretext for whichever activity, but meaning to contribute to the critical and cultural
formation of the student. In this sense, a proposal is presented regarding the
significant reading of poems through discussion and comprehension, highlighting the
relation between the text and the reader and his reality. The study aimed at
developing diverse and pleasurable activities involving music, art and theater, with
the objective of favoring an approximation between literary text and educatee. The
idea is to enhance in the student (reader) the ability to feel the poetry and instigate
him to reading and to control of speeches that surround him in the society. Therefore,
it is acknowledged the importance of recovering the work with poetry in classrooms,
as well as substantiated this text genre’s contribution, as a social, political and
cultural agent, to the overall education of the subject. The activities developed are
registered in the blog “Poesias na sala de aula” (Poetry in the classroom), that it is
fundamental past of this work. | pt_BR |
dc.format.extent | 78 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A poesia na sala de aula e a formação do leitor | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6262573045516817 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Delmaschio, Andréia Penha | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Carvalho, Raimundo Nonato Barbosa de | |
Redes Sociais