dc.contributor.advisor | Corona, George Francisco | |
dc.contributor.author | Oliveira, Yasmin Junia Alves de | |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T16:14:01Z | |
dc.date.available | 2024-08-26T16:14:01Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Yasmin Junia Alves de. Violências nas escolas: o papel da mediação para solução de conflitos dentro do ambiente escolar. 37 f..Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia). Instituto Federal do Espírito Santo, Itapina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4928 | |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa tem como tema a mediação no ambiente escolar, e como justificativa o crescente aumento de violências praticadas dentro das escolas do Brasil. O objetivo geral é verificar se o uso da mediação seria uma forma mais eficaz em situações de violência escolar do que o tradicional uso da punição. Utilizei como referencial teórico o autor e filósofo Jean-Marrie Muller que em sua obra Não violência na educação (2017) aborda alguns conceitos, dentre eles destaco dois: Violência e Mediação. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica, com coleta de artigos científicos sobre violências dentro das escolas. Através da coleta dos artigos científicos e da obra de Muller (2017), destaco a importância da mediação dentro do ambiente escolar como alternativa para resolução de conflitos, pois se busca um caminho em que os dois lados conflitantes possam dialogar de forma civilizada, buscando por uma mudança de postura entre os sujeitos, promovendo um clima com menos hostilidade.
Palavras-chave: Violências nas Escolas. Mediação. Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research focuses on mediation in the school environment and justifies the growing increase in violence practiced within schools in Brazil. The general objective is to verify whether the use of mediation would be a more effective way to deal with situations of school violence than the traditional use of punishment. I used as a theoretical reference the author and philosopher Jean-Marie Muller who, in his work Non-violence in Education (2017), addresses some concepts, among which I highlight two: Violence and Mediation. The methodology used was bibliographic, with a collection of scientific articles on violence within schools. Through the collection of scientific articles and the work of Muller (2017), I highlight the importance of mediation within the school environment as an alternative for conflict resolution, as it seeks a way in which the two conflicting sides can dialogue in a civilized manner, seeking a change in attitude between the subjects, promoting a climate with less hostility.
Keywords: School Violences. Mediation. Education. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Violências nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Violências nas escolas: O papel da mediação para solução de conflitos dentro do ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/4015048279357500 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Pedagogia | |
dc.contributor.member | Nardoto, Cláudia de Souza | |
dc.contributor.member | Sellin, Felipe | |
Redes Sociais