O perfil das princesas nos contos do programa conta pra mim : esteriotipia e sexismo

Silva, Wendy Rodrigues da (2023)

tcc

RESUMO: Este trabalho explora a importância da literatura no desenvolvimento abrangente das crianças, fomentando sua criatividade e pensamento crítico. A metodologia adotada tem natureza básica, com objetivo explicativo. Analisa como o programa Conta pra Mim, vinculado ao PNA, molda práticas de leitura literária na infância. Evidencia que o programa perpetua estereótipos de gênero e sexismo, ressaltando a importância dos Estudos de Gênero, com Simone de Beauvoir como parte do referencial teórico, na promoção da igualdade. Revela que as narrativas presentes nos contos mantêm representações femininas passivas e dependentes, reforçando a visão patriarcal das relações de gênero. Conclui enfatizando a necessidade de políticas educacionais que promovam a literatura infantil com narrativas mais inclusivas e igualitárias, e como ferramenta de empoderamento. Propõe revisões nas políticas educacionais e destaca a importância da pesquisa contínua para avaliar o impacto das narrativas literárias, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

ABSTRACT: This work explores the importance of literature in the comprehensive development of children, fostering their creativity and critical thinking. The methodology adopted is basic in nature, with an explanatory objective. It analyzes how the Conta pra Mim program, linked to the PNA, shapes literary reading practices in childhood. It shows that the program perpetuates gender stereotypes and sexism, highlighting the importance of Gender Studies, with Simone de Beauvoir as part of the theoretical framework, in promoting equality. It reveals that the narratives present in the stories maintain passive and dependent female representations, reinforcing the patriarchal view of gender relations. It concludes by emphasizing the need for educational policies that promote children's literature with more inclusive and egalitarian narratives, and as an empowerment tool. It proposes revisions to educational policies and highlights the importance of continuous research to evaluate the impact of literary narratives, contributing to a fairer and more inclusive society.