dc.contributor.advisor | COSTA, Dulcileia Marchesi | |
dc.contributor.author | Cardozo, Jacimara Ribeiro Merizio | |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T18:03:04Z | |
dc.date.available | 2024-08-23T18:03:04Z | |
dc.date.issued | 2024-05-28 | |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Jacimara Ribeiro Merizio. METAFORANDO AS EMOÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. Trabalho de Conclusão de Curso. Cefor, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4924 | |
dc.description.abstract | RESUMO
Parte-se da problemática sobre a urgência de introduzir o aluno da Educação
Básica no campo de atuação da ciência, no contexto da demanda da Base
Nacional Comum Curricular de 2018 acerca do desenvolvimento das suas
competências socioemocionais, mediante o caráter propedêutico da disciplina
de Língua Portuguesa, que pode estar em função de outras áreas e
necessidades do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de levantamento
bibliográfico que investiga o processo de metaforização das emoções e está a
serviço da construção de uma proposta didática de iniciação científica a ser
aplicada, no 1° ano do Ensino Médio. A partir das contribuições de Kövecses
(2000), Lakoff e Johnson (1980), Abreu (2015) e Lakoff (1992), foram construídos
instrumentos para proporcionar aos alunos abordagens, de caráter introdutório,
aos afazeres metodológicos da ciência linguística, com o objetivo geral de
oportunizar o aluno a ser pesquisador da língua de sua comunidade escolar.
Para isso, recorreu-se à produção do gênero textual Resumo Expandido, por
meio da Sequência Didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Pela
sequência de atividades programadas, a proposta sistematiza formas possíveis
para os desdobramentos de metáforas como: EMOÇÃO É DOENÇA, EMOÇÃO
É CONTEÚDO EM UM RECIPIENTE. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Figuras de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguística - Pesquisa | pt_BR |
dc.title | METAFORANDO AS EMOÇÕES | pt_BR |
dc.title.alternative | UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | , Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5510461300635953 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7208473596641602 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Almeida, Esther Ortlieb Faria de | |
dc.contributor.member | PEREIRA, Nanine Renata Passos dos Santos | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6294-4857 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6294-4857 | pt_BR |
Redes Sociais