Show simple item record

METAFORANDO AS EMOÇÕES

dc.contributor.advisorCOSTA, Dulcileia Marchesi
dc.contributor.authorCardozo, Jacimara Ribeiro Merizio
dc.date.accessioned2024-08-23T18:03:04Z
dc.date.available2024-08-23T18:03:04Z
dc.date.issued2024-05-28
dc.identifier.citationCARDOZO, Jacimara Ribeiro Merizio. METAFORANDO AS EMOÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. Trabalho de Conclusão de Curso. Cefor, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4924
dc.description.abstractRESUMO Parte-se da problemática sobre a urgência de introduzir o aluno da Educação Básica no campo de atuação da ciência, no contexto da demanda da Base Nacional Comum Curricular de 2018 acerca do desenvolvimento das suas competências socioemocionais, mediante o caráter propedêutico da disciplina de Língua Portuguesa, que pode estar em função de outras áreas e necessidades do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico que investiga o processo de metaforização das emoções e está a serviço da construção de uma proposta didática de iniciação científica a ser aplicada, no 1° ano do Ensino Médio. A partir das contribuições de Kövecses (2000), Lakoff e Johnson (1980), Abreu (2015) e Lakoff (1992), foram construídos instrumentos para proporcionar aos alunos abordagens, de caráter introdutório, aos afazeres metodológicos da ciência linguística, com o objetivo geral de oportunizar o aluno a ser pesquisador da língua de sua comunidade escolar. Para isso, recorreu-se à produção do gênero textual Resumo Expandido, por meio da Sequência Didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Pela sequência de atividades programadas, a proposta sistematiza formas possíveis para os desdobramentos de metáforas como: EMOÇÃO É DOENÇA, EMOÇÃO É CONTEÚDO EM UM RECIPIENTE.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicapt_BR
dc.subjectFiguras de linguagempt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguística - Pesquisapt_BR
dc.titleMETAFORANDO AS EMOÇÕESpt_BR
dc.title.alternativeUMA PROPOSTA DIDÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.local, Vitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5510461300635953pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7208473596641602pt_BR
ifes.course.underposgraduateprograma de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas
dc.contributor.memberAlmeida, Esther Ortlieb Faria de
dc.contributor.memberPEREIRA, Nanine Renata Passos dos Santos
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6294-4857pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6294-4857pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record