METAFORANDO AS EMOÇÕES
tcc
RESUMO Parte-se da problemática sobre a urgência de introduzir o aluno da Educação Básica no campo de atuação da ciência, no contexto da demanda da Base Nacional Comum Curricular de 2018 acerca do desenvolvimento das suas competências socioemocionais, mediante o caráter propedêutico da disciplina de Língua Portuguesa, que pode estar em função de outras áreas e necessidades do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico que investiga o processo de metaforização das emoções e está a serviço da construção de uma proposta didática de iniciação científica a ser aplicada, no 1° ano do Ensino Médio. A partir das contribuições de Kövecses (2000), Lakoff e Johnson (1980), Abreu (2015) e Lakoff (1992), foram construídos instrumentos para proporcionar aos alunos abordagens, de caráter introdutório, aos afazeres metodológicos da ciência linguística, com o objetivo geral de oportunizar o aluno a ser pesquisador da língua de sua comunidade escolar. Para isso, recorreu-se à produção do gênero textual Resumo Expandido, por meio da Sequência Didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Pela sequência de atividades programadas, a proposta sistematiza formas possíveis para os desdobramentos de metáforas como: EMOÇÃO É DOENÇA, EMOÇÃO É CONTEÚDO EM UM RECIPIENTE.
Redes Sociais