Matemática e literatura : uma abordagem de localização por meio da história Alice no país das maravilhas

Pimentel, Laisla Pereira (2023)

tcc

RESUMO : Este trabalho analisa o processo de validação de tarefa didática sobre localização, formulada a partir do estudo de um movimento lógico-histórico, a fim de subsidiar o ensino com crianças da Educação Infantil. A investigação tem como suporte o referencial teórico-metodológico da Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino. Como resultado das ações investigativas, apresenta-se uma síntese do movimento lógico-histórico do conceito de localização. Identificamos a organização e o desenvolvimento de uma oficina pedagógica com crianças da Educação Infantil, visando à validação da proposta de tarefa didática sobre localização. Por fim, são analisadas as contribuições dessa oficina para a validação da tarefa de ensino. A metodologia utilizada é de natureza teórico-empírica, os dados foram produzidos a partir de áudios, imagens (fotografia e filmagens) e registros durante a oficina. A análise indica que as tarefas propostas têm potencial para o ensino dos conceitos de localização, incluindo a percepção espacial, além de se mostrarem ações atrativas para as crianças, que são o público-alvo.

ABSTRACT: This work analyzes the process of validating a didactic task on location, formulated based on the study of a logical-historical movement, in order to support teaching with preschool children. The investigation is grounded in the theoretical-methodological framework of Cultural-Historical Theory, Activity Theory, and Teaching-Orienteering Activity. As a result of the investigative actions, a synthesis of the logical-historical movement of the concept of location is presented. We identified the organization and development of a pedagogical workshop with preschool children aimed at validating the didactic task proposal on location. Finally, the contributions of this workshop to the validation of the teaching task are analyzed. The methodology used is theoretical-empirical in nature, with data produced from audio recordings, images (photography and video recordings), and notes during the workshop. The analysis indicates that the proposed tasks have potential for teaching location concepts, including spatial perception, and are also engaging actions for the children, who are the target audience.


Colecciones: