A poesia na sala de aula e a formação do leitor

Silva, Josiani Louzada da (2016)

dissertação_mestrado

RESUMO: Este trabalho propõe um estudo de poesia, enquanto um gênero textual capaz de possibilitar a vivência de muitas e grandes experiências, pelo seu caráter instigante e desafiador, que provoca o leitor a fazer um exercício de descobertas e ressignificações. O objetivo é abordar a importância do trabalho com esse gênero textual em sala de aula, o qual não tem sido considerado relevante como recurso para a formação intelectual, cultural e política do aluno. Com base em Aristóteles, Octavio Paz e Massaud Moisés, apresenta-se o texto poético como uma obra inacabada, que está sempre pronta a ser interpretada e reinterpretada por novos leitores. O trabalho discute o papel relevante do professor na formação de leitores reflexivos e a importância da poesia na escola, não como pretexto para qualquer atividade, mas a fim de contribuir para a formação crítica e cultural do aluno. Neste sentido, procurou-se apresentar uma proposta de leitura significativa de poemas através de discussão e compreensão, destacando a relação com o texto entre o leitor e sua realidade. Buscou-se desenvolver atividades diversificadas e prazerosas envolvendo música, arte e teatro, objetivando favorecer a aproximação do texto literário com o educando. A ideia foi potencializar no aluno (leitor) a habilidade para sentir a poesia e instigá-lo à leitura e ao domínio dos discursos que o cercam na sociedade. Dessa forma, percebe-se a importância de se resgatar o trabalho com poesia dentro de sala de aula e comprova-se a contribuição desse gênero textual para a formação global do sujeito enquanto agente social, político e cultural. As atividades desenvolvidas estão registradas no blog Poesias na sala de aula, que é parte complementar deste trabalho.

ABSTRACT: This work proposes a poetry study, a text genre that creates possibilities to live multiple and great experiences, due to its instigating and challenging aspect, which provokes the reader to exercise discoveries and to reframe. The objective is to approach the importance of working in classrooms with this text genre, which hasn’t been considered relevant as a resource for the intellectual, cultural and political formation of students. Based on Aristotle, Octavio Paz and Massaud Moisés, the poetic text is presented as an unfinished work, always ready to be interpreted and reinterpreted by new readers. This work discusses the relevant role of teachers in the formation of reflective readers and the importance of poetry in schools, not as a pretext for whichever activity, but meaning to contribute to the critical and cultural formation of the student. In this sense, a proposal is presented regarding the significant reading of poems through discussion and comprehension, highlighting the relation between the text and the reader and his reality. The study aimed at developing diverse and pleasurable activities involving music, art and theater, with the objective of favoring an approximation between literary text and educatee. The idea is to enhance in the student (reader) the ability to feel the poetry and instigate him to reading and to control of speeches that surround him in the society. Therefore, it is acknowledged the importance of recovering the work with poetry in classrooms, as well as substantiated this text genre’s contribution, as a social, political and cultural agent, to the overall education of the subject. The activities developed are registered in the blog “Poesias na sala de aula” (Poetry in the classroom), that it is fundamental past of this work.