dc.contributor.advisor | Domingos, Philipe | |
dc.contributor.author | Maia, Alessandra Junia Lima de Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T14:29:38Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T14:29:38Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MAIA, Alessandra Junia Lima de Souza. A aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por crianças surdas, através do uso de jogos inclusivos. 2024. 26 f. TCC (Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo - Cefor, Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4896 | |
dc.description.abstract | Este estudo visa examinar a aplicação de jogos inclusivos no ensino fundamental, direcionados a crianças surdas, com o intuito de aprimorar o aprendizado da Língua de Sinais. Na Educação Básica, o ensino da Libras assume grande importância para o cumprimento de legislações, como a Lei 10.436/2002, para o fortalecimento da Libras no contexto nacional e, acima de tudo, para o desenvolvimento social e cognitivo saudável das crianças surdas. A problematização central busca responder à pergunta sobre como a abordagem lúdica pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. O objetivo é avaliar a eficácia dos jogos inclusivos na promoção do desenvolvimento da Língua de Sinais em crianças surdas. Como metodologia, o trabalho adota a Pesquisa Bibliográfica, buscando reunir informações em repositórios acadêmicos online que abordam a relevância do uso de jogos no ensino da Libras. Os resultados revelam que esses jogos inclusivos promovem o engajamento e a motivação, resultando em melhorias nas habilidades linguísticas e cognitivas das crianças surdas. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Ensino - meios auxiliares - jogos | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por crianças surdas, através do uso de jogos inclusivos | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Burgarelli, Eliana Fismino | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Lato Sensu em Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Almeida, Roberta de Souza | |
dc.contributor.member | Andrade, Mariella Berger | |
Redes Sociais