Show simple item record

A aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por crianças surdas, através do uso de jogos inclusivos

dc.contributor.advisorDomingos, Philipe
dc.contributor.authorMaia, Alessandra Junia Lima de Souza
dc.date.accessioned2024-08-08T14:29:38Z
dc.date.available2024-08-08T14:29:38Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMAIA, Alessandra Junia Lima de Souza. A aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por crianças surdas, através do uso de jogos inclusivos. 2024. 26 f. TCC (Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo - Cefor, Vitória, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4896
dc.description.abstractEste estudo visa examinar a aplicação de jogos inclusivos no ensino fundamental, direcionados a crianças surdas, com o intuito de aprimorar o aprendizado da Língua de Sinais. Na Educação Básica, o ensino da Libras assume grande importância para o cumprimento de legislações, como a Lei 10.436/2002, para o fortalecimento da Libras no contexto nacional e, acima de tudo, para o desenvolvimento social e cognitivo saudável das crianças surdas. A problematização central busca responder à pergunta sobre como a abordagem lúdica pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. O objetivo é avaliar a eficácia dos jogos inclusivos na promoção do desenvolvimento da Língua de Sinais em crianças surdas. Como metodologia, o trabalho adota a Pesquisa Bibliográfica, buscando reunir informações em repositórios acadêmicos online que abordam a relevância do uso de jogos no ensino da Libras. Os resultados revelam que esses jogos inclusivos promovem o engajamento e a motivação, resultando em melhorias nas habilidades linguísticas e cognitivas das crianças surdas.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEnsino - meios auxiliares - jogospt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.titleA aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por crianças surdas, através do uso de jogos inclusivospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coBurgarelli, Eliana Fismino
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.course.underposgraduateLato Sensu em Práticas Pedagógicas
dc.contributor.memberAlmeida, Roberta de Souza
dc.contributor.memberAndrade, Mariella Berger


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record