dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Madalena Fernandes Poleto | |
dc.contributor.author | Coutinho, Regina Célia Marinho. | |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T22:05:03Z | |
dc.date.available | 2024-08-07T22:05:03Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Regina Célia Marinho. Estratégias de leitura digital no Blog “Ler é diversão” no 8º ano do ensino fundamental. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4894 | |
dc.description.abstract | RESUMO: É um desafio trabalhar a leitura literária com alunos imersos nas tecnologias
digitais, pois elas ocupam cada vez mais espaço na vida de adolescentes. Imagina se que trabalhar a literatura por meio de estratégias de leitura digital possa
aproximá-los do mundo literário. Esta pesquisa faz parte do Programa Nacional de
Mestrado Profissional em Letras (Profletras), que dentro dos estudos da linguagem
e prática social, investigará como as estratégias de leitura digital a partir do blog
Ler é diversão, podem colaborar para o ensino e aprendizagem de literatura no 8º
ano do ensino fundamental. Pautamos nosso debate a partir das ideias dos autores:
Ana Elisa Ribeiro (2016), Bates (2017) Coscarelli (2011), Marcushi (2023) e Soares
(2002) para discutirmos sobre o uso das tecnologias digitais e o letramento digital
na escola; com a contribuição dos teóricos, Koch e Elias (2006), Marcushi (2010),
Geraldi (2015) abordamos questões relacionadas à leitura e gêneros textuais.
Cossom (2009) é nosso principal aporte teórico para traçarmos estratégias de
leitura, ainda por meio de Bakhtin (2003) é discutida a formação de leitores
autônomos nas séries finais do ensino fundamental; e para embasar a metodologia
adotada, qualitativa participante, usaremos Gil (2002). Uma proposta interventiva
com sequência de atividades desenvolvidas durante a pesquisa, trabalhando a
leitura literária de crônicas por meio de recursos digitais como vídeos e hipertextos,
será apresentada ao final deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: It is a challenge to work on literary reading with students immersed in Digital
Information and Communication Technologies (DICTs), as these occupy more and
more space in the lives of adolescents. It is imagined that working with literature
through digital reading strategies can bring them closer to the literary world. This
research is part of the National Program of Professional Master's Degree in Letters
(Profletras), which within the studies of language and social practice, will investigate
how digital reading strategies from the blog Reading is fun, can collaborate for the
teaching and learning of literature in the 8th year of elementary school. We based our
debate on the ideas of the following authors: Ana Elisa Ribeiro (2016), Bates (2017),
Coscarelli (2011), Marcushi (2023) and Soares (2002) to discuss the use of digital
technologies and digital literacy at school; with the contribution of theorists, Koch and
Elias (2006), Marcushi (2010), Geraldi (2015) we address issues related to reading
and textual genres. Cossom (2009) is our main theoretical contribution to outline
reading strategies, also through Bakhtin (2003) the formation of autonomous readers
in the final grades of elementary school is discussed; and to support the adopted
methodology, qualitative participant, we will use Gil (2002). An intervention proposal
with a sequence of activities developed during the research, working on the literary
reading of chronicles through digital resources such as videos and hypertexts, will be
presented at the end of this work. | pt_BR |
dc.format.extent | 101 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino Fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Blog - Educação - Leitura | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso - Textos | pt_BR |
dc.subject | Levantamento informacional - Estudo e ensino (Ensino Fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental - Formação | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura digital no Blog “Ler é diversão” no 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Vitória | |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | |
ifes.researchArea | Estudos da Linguagem e Práticas Sociais | |
ifes.course.underposgraduate | Profletras | |
dc.contributor.member | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.member | Cardozo, Jacimara Ribeiro Merízio | |
Redes Sociais