Estratégias de leitura digital no Blog “Ler é diversão” no 8º ano do ensino fundamental
Dissertação de mestrado
RESUMO: É um desafio trabalhar a leitura literária com alunos imersos nas tecnologias digitais, pois elas ocupam cada vez mais espaço na vida de adolescentes. Imagina se que trabalhar a literatura por meio de estratégias de leitura digital possa aproximá-los do mundo literário. Esta pesquisa faz parte do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), que dentro dos estudos da linguagem e prática social, investigará como as estratégias de leitura digital a partir do blog Ler é diversão, podem colaborar para o ensino e aprendizagem de literatura no 8º ano do ensino fundamental. Pautamos nosso debate a partir das ideias dos autores: Ana Elisa Ribeiro (2016), Bates (2017) Coscarelli (2011), Marcushi (2023) e Soares (2002) para discutirmos sobre o uso das tecnologias digitais e o letramento digital na escola; com a contribuição dos teóricos, Koch e Elias (2006), Marcushi (2010), Geraldi (2015) abordamos questões relacionadas à leitura e gêneros textuais. Cossom (2009) é nosso principal aporte teórico para traçarmos estratégias de leitura, ainda por meio de Bakhtin (2003) é discutida a formação de leitores autônomos nas séries finais do ensino fundamental; e para embasar a metodologia adotada, qualitativa participante, usaremos Gil (2002). Uma proposta interventiva com sequência de atividades desenvolvidas durante a pesquisa, trabalhando a leitura literária de crônicas por meio de recursos digitais como vídeos e hipertextos, será apresentada ao final deste trabalho.
ABSTRACT: It is a challenge to work on literary reading with students immersed in Digital Information and Communication Technologies (DICTs), as these occupy more and more space in the lives of adolescents. It is imagined that working with literature through digital reading strategies can bring them closer to the literary world. This research is part of the National Program of Professional Master's Degree in Letters (Profletras), which within the studies of language and social practice, will investigate how digital reading strategies from the blog Reading is fun, can collaborate for the teaching and learning of literature in the 8th year of elementary school. We based our debate on the ideas of the following authors: Ana Elisa Ribeiro (2016), Bates (2017), Coscarelli (2011), Marcushi (2023) and Soares (2002) to discuss the use of digital technologies and digital literacy at school; with the contribution of theorists, Koch and Elias (2006), Marcushi (2010), Geraldi (2015) we address issues related to reading and textual genres. Cossom (2009) is our main theoretical contribution to outline reading strategies, also through Bakhtin (2003) the formation of autonomous readers in the final grades of elementary school is discussed; and to support the adopted methodology, qualitative participant, we will use Gil (2002). An intervention proposal with a sequence of activities developed during the research, working on the literary reading of chronicles through digital resources such as videos and hypertexts, will be presented at the end of this work.
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