dc.contributor.advisor | Thiengo, Edmar Reis | |
dc.contributor.author | Pereira Junior, Paulo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T22:19:26Z | |
dc.date.available | 2024-08-06T22:19:26Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA JÚNIOR, Paulo Roberto. Narrativas de professoras de matemática sobre abuso sexual e os reflexos em suas vivências de sala de aula: o mundo secreto de Coraline. Dissertação (Mestrado) Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4891 | |
dc.description.abstract | Ao considerar os melindres e a falta de debates no âmbito escolar acerca do abuso sexual, este
trabalho objetivou discutir sobre as narrativas de professoras de Matemática vítimas abuso
sexual na infância e os reflexos em suas vivências de sala de aula. Para tanto, o trabalho
identificou os impactos dos abusos sofridos por duas professoras de Matemática na constituição
de suas subjetividades; refletiu sobre as consequências desses abusos na prática pedagógica das
professoras em questão e debateu possíveis abordagens sobre o tema em aulas de Matemática
dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa, e adotou como
formas de produção de dados entrevistas e conversas informais com as interlocutoras da
pesquisa, que são duas professoras de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino
Fundamental. A fim de amparar o trabalho do ponto de vista teórico, mobilizamos estudos
direcionados às áreas de gênero, sexualidade e subjetividade de Michel Foucault e Judith Butler,
além de Guacira Lopes Louro no que tange a gênero, sexualidade e educação, e de Cristiane
Sanderson, para discutir abuso sexual. Alicerçou-se, ainda, nos estudos de Ole Skovsmose e
Ubiratan D’Ambrosio no que se refere à Educação Matemática e sua prática para a justiça
social. Os dados produzidos mostraram que o abuso sexual vivenciado na infância por
professoras de Matemática influenciou em suas vivências de sala de aula, particularmente no
tocante à sua prevenção, embora nem todas a coloquem em prática. No decorrer da pesquisa,
foi elaborado um caderno de possibilidades pedagógicas como produto educacional. Esse
caderno objetiva orientar o professor de Matemática em suas aulas, fornecendo ações
preventivas para lidar com sinais de abuso sexual, muitas vezes silenciado e não discutido.
Palavras-chave: violência sexual; sexualidade infantil; práticas pedagógicas; educação
matemática inclusiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering the delicacies and lack of debates in the school context regarding sexual abuse,
this study aims to discuss pedagogical practices in Mathematics classes on sexual abuse based
on reports and experiences of female teachers in the subject, who were abused in childhood. To
this end, the work identifies the impacts of the abuses suffered by Mathematics teachers on their
subjectivities; reflects on the consequences of these abuses on the pedagogical practice of the
teachers in question and debates possible approaches to the topic in Mathematics classes of the
Final Years of Elementary Education. In these terms, the research is qualitative in nature and
adopts interviews and informal conversations with the research interlocutors, who are two
Mathematics teachers working in the Final Years of Elementary Education, as methods of data
production. To support the work from a theoretical viewpoint, we mobilize studies focused on
the areas of gender, sexuality, and subjectivity, such as Michel Foucault and Judith Butler, in
addition to Guacira Lopes Louro concerning gender, sexuality, and education, while we also
draw upon Cristiane Sanderson to discuss sexual abuse and utilize Ole Skovsmose and Ubiratan
D’Ambrósio regarding Mathematical Education and its practice for social justice. The data
show that sexual abuse experienced in childhood by Mathematics teachers can influence their
practices, particularly regarding its prevention, although not all of them put it into practice.
Given the findings, it was possible to develop a notebook of pedagogical possibilities as an
educational product. This notebook aims to guide the teacher in their classes, providing
preventive actions to deal with signs of sexual abuse, which is often silenced and not discussed.
Keywords: sexual abuse. child sexuality. pedagogical practices. inclusive mathematics
education. | pt_BR |
dc.format.extent | 138 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Vítimas de abuso sexual | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Narrativas de professoras de matemática sobre abuso sexual e os reflexos em suas vivências de sala de aula: o mundo secreto de Coraline | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (Ifes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 0004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação matemátic | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | rograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Esquincalha, Agnaldo da Conceição | |
dc.contributor.member | Barros, Denner Dias | |
dc.contributor.member | Cordeiro, Janivaldo Pacheco | |
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