Percepção sobre o programa adote o verde no município de Montanha - ES

Santos, Eduardo Gotardi (2019)

tcc

Programas de adoção de áreas verdes públicas vem se mostrando ser uma importante ferramenta utilizada pela gestão pública para proporcionar melhorias a áreas que muitas vezes estão carentes de manutenção. Os programas de adoção de áreas verdes públicas buscam aproximar a iniciativa privada e a sociedade civil do poder público com o intuito de promover a conscientização da população e dividir com a sociedade as responsabilidades por manter e recuperar estas áreas. O presente estudo consiste em apresentar um panorama geral sobre a relação entre os impactos das áreas verdes públicas urbanas sobre a saúde e a qualidade de vida da população, apresentando o programa do município de Montanha-ES, Adote o Verde. A metodologia utilizada neste estudo foi à coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com os moradores do entorno das áreas verdes adotadas obtendo se como resultado a opinião dos entrevistados disposta em gráficos e tabelas, pesquisa online, visita e observação. Também foram levantadas as áreas verdes adotadas no município e o perfil dos adotantes. Este estudo possibilitou avaliar que a maioria das áreas já adotadas no município, foram adotadas por empresas particulares. Foi possível constatar que embora o impedimento financeiro seja um empecilho para muitos justificarem a não adoção de uma área verde, por outro lado também se constatou que a grande maioria dos residentes no entorno das áreas adotadas tem consciência do papel que o cidadão tem para promover a recuperação e a manutenção destas áreas, bem como a importância do papel que estas áreas exercem no entorno onde se fazem presentes. Contudo, é de fundamental importância que o poder público promova cada vez mais políticas como esta, provocando cada vez mais a sociedade a aderir a programas como este, para que desta forma se tenha cada vez mais áreas verdes bem cuidadas e propicias a desempenhar o seu papel mediante a sociedade.


Colecciones: