MOBILIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UMA PERSPECTIVA CTSA A PARTIR DE ATIVIDADES DE SUPLEMENTAÇÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS
dissertacao_mestrado
Alunos com altas habilidades ou superdotação possuem muita criatividade, grande envolvimento com determinadas tarefas e habilidade acima da média em alguma área do conhecimento. Para estes, é obrigatória a oferta de atendimento educacional especializado, podendo ocorrer na modalidade de suplementação. Entretanto, poucos são os programas de atendimento que fornecem uma visão crítica dentro da perspectiva CTSA para esse tipo de atividade, considerando articulação de espaços de educação não formal com as Inteligências Múltiplas e principalmente com a Inteligência Naturalista, típica de alunos com habilidades em Ciências. Assim, este projeto possui como objetivo investigar a mobilização das inteligências múltiplas, sobretudo da inteligência naturalista de alunos com indícios de altas habilidades do ensino médio de uma escola pública, a partir de atividades de suplementação na perspectiva CTSA em espaços de educação não formal. Para tal, utilizamos como referencial teórico Howard Gardner (inteligências múltiplas), Joseph Renzulli (altas habilidades), Maria da Glória Gohn (educação não formal) e Santos, Auler e Aikenhead (CTSA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva com características de estudo de caso. A pesquisa ocorreu em 4 etapas: 1) Caracterização dos espaços de educação não formal nas redondezas da Universidade Federal do Espírito Santo; 2) Caracterização do perfil dos alunos com indicativos de altas habilidades em Ciências; 3) Planejamento e intervenção das atividades de suplementação em espaços de educação não formal na perspectiva CTSA; e 4) Análise de indicadores de desenvolvimento de inteligências múltiplas, de alcance da educação não formal e da perspectiva CTSA. Após a análise dos dados observou-se que as atividades de suplementação planejadas a partir da abordagem CTSA e o contato com os espaços de educação não formal contribuíram para a mobilização das inteligências múltiplas dos alunos, principalmente da inteligência naturalista. Além disso, o produto educacional composto pelo Caderno de Suplementação de Ciências, Manual do Professor e pelo Portfólio do Talento Total serviram de apoio na discussão das problemáticas ambientais e a da criação de consciência de seu impacto em nosso cotidiano.
Students with high abilities or giftedness have a lot of creativity, great involvement with certain tasks and above-average ability in some area of knowledge. For these, it is mandatory to offer specialized educational assistance, which may occur in the form of supplementation. However, there are few attendance programs that provide a critical view within the CTSA perspective for this type of activity, considering articulation of non-formal education spaces with Multiple Intelligences and especially with Naturalistic Intelligence, typical of students with science skills. Thus, this project aims to investigate the mobilization of multiple intelligences, especially the naturalistic intelligence of students with evidence of high skills in high school in a public school, based on supplementary activities in the CTSA perspective in non-formal education spaces. To this end, we used Howard Gardner (multiple intelligences), Joseph Renzulli (high skills), Maria da Glória Gohn (non-formal education) and Santos, Auler e Aikenhead (CTSA) as theoretical references. This is a qualitative, exploratory and descriptive approach research with case study characteristics. The research took place in 4 stages: 1) Characterization of non-formal education spaces in the vicinity of the Federal University of Espírito Santo; 2) Characterization of the profile of students with indications of high skills in Science; 3) Planning and intervention of supplementation activities in non-formal education spaces from the CTSA perspective; and 4) Analysis of indicators of development of multiple intelligences, scope of non-formal education and the CTSA perspective. After analyzing the data, it was observed that the supplementation activities planned from the CTSA approach and the contact with non-formal education spaces contributed to the mobilization of the students' multiple intelligences, mainly the naturalistic intelligence. In addition, the educational product made up of the Science Supplementation Notebook, Teacher’s Manual and the Total Talent Portfolio served as support in the discussion of environmental issues and the creation of awareness of their impact on our daily lives.
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