dc.contributor.advisor | Silveira, Karine | |
dc.contributor.author | Dias, Valquiria Vianna Nery | |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T12:00:25Z | |
dc.date.available | 2024-08-06T12:00:25Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Valquiria Vianna Nery. O ensino de língua portuguesa e as charges : revisão sistemática de dissertações de mestrado do programa Profletras. 2024. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras com Habilitação em Português) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4880 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Vislumbrando um ensino de Língua Portuguesa que contribua para uma efetiva formação leitora e cidadã, a presente pesquisa busca discorrer sobre a temática do ensino e aprendizagem por meio dos gêneros textuais. Considerando a charge em seu contexto de produção, sua relevância social e especificidades estruturais e discursivas, consideramos como muito relevantes, propostas educativas que a utilizam. Desse modo, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, selecionamos dissertações de mestrado do portal do Mestrado Profissional em Letras, o PROFLETRAS, que descreviam propostas e atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa utilizando o gênero discursivo chárgico. Partindo do que foi exposto, a presente pesquisa torna-se relevante de maneira que vai revelar dissertações de mestrado publicadas entre 2017 e 2018, sintetizando e clarificando o que está exposto nas pesquisas, promovendo o aperfeiçoamento da prática docente de professores/licenciandos que a lerem. O enfoque desta monografia recai sobre a metodologia dessas propostas e sobre as habilidades de leitura, interpretação e escrita que os alunos conquistaram ao longo do processo. De antemão, podemos afirmar que, como esperado, a utilização das charges contribuiu significativamente para a formação de alunos do Ensino Fundamental - anos finais, promovendo a expansão de seus conhecimentos discursivos, linguísticos e senso crítico da realidade. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua portuguesa e as charges : revisão sistemática de dissertações de mestrado do programa Profletras | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Venda Nova do Imigrante | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Venda_Nova_do_Imigrante | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras com Habilitação em Português | |
dc.contributor.member | SILVEIRA, KARINE | |
dc.contributor.member | Silveira, Karine | |
Redes Sociais