O ensino de língua portuguesa e as charges : revisão sistemática de dissertações de mestrado do programa Profletras
tcc
RESUMO: Vislumbrando um ensino de Língua Portuguesa que contribua para uma efetiva formação leitora e cidadã, a presente pesquisa busca discorrer sobre a temática do ensino e aprendizagem por meio dos gêneros textuais. Considerando a charge em seu contexto de produção, sua relevância social e especificidades estruturais e discursivas, consideramos como muito relevantes, propostas educativas que a utilizam. Desse modo, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, selecionamos dissertações de mestrado do portal do Mestrado Profissional em Letras, o PROFLETRAS, que descreviam propostas e atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa utilizando o gênero discursivo chárgico. Partindo do que foi exposto, a presente pesquisa torna-se relevante de maneira que vai revelar dissertações de mestrado publicadas entre 2017 e 2018, sintetizando e clarificando o que está exposto nas pesquisas, promovendo o aperfeiçoamento da prática docente de professores/licenciandos que a lerem. O enfoque desta monografia recai sobre a metodologia dessas propostas e sobre as habilidades de leitura, interpretação e escrita que os alunos conquistaram ao longo do processo. De antemão, podemos afirmar que, como esperado, a utilização das charges contribuiu significativamente para a formação de alunos do Ensino Fundamental - anos finais, promovendo a expansão de seus conhecimentos discursivos, linguísticos e senso crítico da realidade.
Redes Sociais