A luta antirracista nas escolas do Espírito Santo: implementação das leis de inclusão étnico racial e as experiências do Ifes Campus Itapina
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RESUMO: Este trabalho tem como propósito analisar a implementação e a eficácia das leis étnico-raciais em escolas do Espírito Santo, bem como no ensino superior do IFES Campus Itapina. Para isso, buscamos responder como ocorreu a implementação das referidas leis em escolas capixabas e no ensino superior do citado Campus. O objetivo geral é investigar as iniciativas implementadas e os desafios encontrados para a aplicação de tais legislações. A metodologia da pesquisa envolveu uma análise bibliográfica, uma entrevista com uma integrante do NEABI do IFES - Itapina, com o intuito de explorar as práticas voltadas para a promoção da educação antirracista no Campus e um estudo de caso. Foi realizado também um levantamento e uma revisão das obras dos autores Munanga (2005), Secad (2010), Carneiro (1958) e Almeida (2017), que serviram como principais referenciais teóricos para embasar este estudo. Além disso, para demonstrar as práticas de discriminação racial vivenciadas nas sociedades contemporâneas, utilizamos como corpus de análises, dois exemplos: o primeiro ocorrido nos Estados Unidos envolvendo o afro-americano George Floyd e o segundo ocorrido no Brasil, envolvendo um estudante do Ifes Campus Itapina, denominado Victor Sarmento.
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